ELEIÇÕES 2024

Pela primeira vez em 16 anos, BH tem queda expressiva no número de candidatos a vereador

Pela primeira vez em 16 anos, BH tem queda expressiva no número de candidatos a vereador
Publicado em 16/08/2024 às 9:41

Pela primeira vez em 16 anos, Belo Horizonte apresenta uma queda no número de candidatos à Câmara Municipal. Nas eleições deste ano, foram registradas 865 candidaturas, enquanto em 2020 foram 1.560, o que representa uma baixa de mais da metade do número de candidaturas. Desde 2008, o número de candidatos só crescia, e havia a expectativa que a tendência se repetisse esse ano.

Com 21 candidatos por vaga de vereador, a principal explicação para a baixa no número de candidaturas seria o surgimento das federações. Isso porque esta é a primeira eleição municipal utilizando o sistema de federação partidária. As federações funcionam como se fossem uma única agremiação e, portanto, lançam uma chapa só, tanto para prefeito quanto para vereador.

Atualmente, o Brasil possui três federações: a Federação Brasil da Esperança, que conta com o PT, PCdoB e PV; a Federação PSDB/Cidadania; e a Federação PSOL/Rede. Assim, enquanto em 2020 cada um destes sete partidos lançou uma chapa de vereador com até 42 nomes, desta vez foram apenas três chapas lançadas.

O professor de ciência política da UFMG, Carlos Ranulfo, destacou o impacto do surgimento das federações para a queda do número de candidatos à Câmara. “Há um número menor que o de 2020, mesmo ‘desagregando’ as federações. O que pode ter acontecido é que 2020 foi o teto e esse número encontrado nada mais seria do que oscilação”, acrescentou o especialista.

Outra possível explicação apontada pela cientista política Marta Mendes, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Política Local da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está em uma mudança legislativa. “A explicação, provavelmente, é a Lei nº 14.211, que alterou o número de candidatos que os partidos e federações podem lançar”, relatou à reportagem.

Conforme a lei, os partidos políticos ou federações poderão lançar um total de candidatos de até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal mais um. Até 2021, o limite era de 150% do número das vagas. Com a mudança, em um município com 20 cadeiras em disputa, só pode ter 21 candidaturas lançadas por partido. No caso de Belo Horizonte, o limite foi de 61 candidaturas para 42 por partido ou federação.