Pesquisas indicam candidatos favoritos às prefeituras de Norte a Sul do Brasil

Pesquisas indicam candidatos favoritos às prefeituras de Norte a Sul do Brasil
Publicado em 30/09/2024 às 10:22

Na reta final da campanha eleitorais, os candidatos expõem suas propostas visando conquistar os indecisos e ser uma opção contra os votos nulos e brancos. Nas 103 maiores cidades do País, 24 candidatos a prefeito estão acima dos 50% das intenções de voto e são favoritos para vencer no primeiro turno de votação. Dos 26 prefeitos de capitais que disputam a reeleição, 20 têm chances de vencer no primeiro turno ou, ao menos, avançar para o segundo. A única exceção está na eleição para a prefeitura de Palmas, capital do Tocantins, onde a candidata Janad de Valcari (PL) tem chances consideráveis de vitória. A atual prefeita da cidade, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi reeleita no último pleito e, por isso, não disputará esta eleição.

SÃO PAULO – A disputa mais acirrada está na capital de São Paulo. A Pesquisa Quaest ouviu 1.200 eleitores da cidade de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de setembro, com margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento, o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB) aparece com 25% (eram 24% em 18 de setembro), Guilherme Boulos é preferido por 23% (eram 23% em 18 de setembro) e Pablo Marçal (PRTB) tem 20% (eram 20% em 18 de setembro).

Atlas Intel e Quaest divulgam, no dia 30 de setembro, novas pesquisas de intenções de voto sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo. A seis dias da votação do primeiro turno, que será realizado no domingo (6), os levantamentos serão os últimos dos institutos antes do pleito. Também será divulgada nesta segunda pesquisa Real Time Big Data.

RIO DE JANEIRO – Na capital fluminense, a Pesquisa Quaest, contratada pela Globo, e divulgada em 18 de setembro, aponta o candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), como preferido nas intenções de voto para a prefeitura da capital. Paes na liderança e venceria no 1º turno, com 57%, embora a queda de 7 pontos percentuais em relação à sondagem de 11/9. O atual prefeito aparece com 57% das intenções de voto, contra 18% de Alexandre Ramagem (PL) e 4% de Tarcisio Motta (PSOL).

A pesquisa entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos Com a extinção dos comícios, a alternativa é promover caminhadas e carreatas, além de bater de porta em porta. Mesmo com o recurso das redes sociais, em todos tê acesso a elas.

BELO HORIZONTE – Divulgada em 18 de setembro, a Pesquisa Quaest mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados previamente para escolha do eleitor, Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 28% das intenções de voto. Na segunda posição estão empatados tecnicamente Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL), com 20% e 18%, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

CURITIBA – A pesquisa Quaest encomendada pela RPC e divulgada em 17 de setembro, com as intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba, mostra o candidato Eduardo Pimentel (PSD) com 36%. Na sequência, aparecem empatados tecnicamente Luciano Ducci (PSB), com 15%, e Ney Leprevost (União), com 12%, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na Pesquisa Quaest anterior, divulgada em 27 de agosto, Pimentel aparecia com cresceu 19%, Requião tinha 18%, no cenário estimulado, aquele em que os nomes e partidos dos candidatos são apresentados para os entrevistados.

RECIFE – Pesquisa Quaest, divulgada em 18 de setembro, sobre as intenções de voto para a prefeitura do Recife, mostra que o prefeito João Campos (PSB) mantém a liderança na disputa, com 77% de menções no cenário estimulado. A população da capital de pernambucana chegou a 1.488.920 pessoas no Censo de 2022.

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) tem 8% e o ex-secretário estadual Daniel Coelho (PSD), 4%. A deputada estadual Dani Portela (PSOL) tem 2% e Tecio Teles (Novo), 1%. Ludmila Outtes (UP) e Simone Fontana foram citadas no cenário estimulado, mas não pontuaram, e Victor Assis (PCO) não foi mencionado. São 2% os indecisos e 6% votam branco ou nulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais.

PORTO ALEGRE – A Pesquisa Quaest divulgada em 17 de setembro, com as intenções de voto para a prefeitura de Porto Alegre mostra o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) com 41% das intenções de voto e Maria do Rosário (PT) com 24% no cenário estimulado.

Na sequência, aparecem Juliana Brizola (PDT), com 17%, Felipe Camozzato (Novo), com 3%, e Fabiana Sanguiné (PSTU), com 1%. Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário indica empate técnico entre Camozzato e Sanguiné.

MACAPÁ – É o caso de Dr. Furlan (MDB), atual prefeito de Macapá e candidato à reeleição, que ostenta o índice de Segunda rodada de pesquisa Quaest encomendada pela Rede Amazônica e divulgada nesta segunda-feira (16), mostra que o prefeito Dr. Furlan (MDB), mantém a liderança com 86% das intenções de voto, em Levantamento realizado entre 13 e 15 de setembro, com margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa de agosto, Furlan aparecia com 91% das intenções de voto. Agora ele é seguido pelas candidatas Aline (Republicanos) e Patrícia Ferraz (PSDB), empatadas com 4% das intenções de voto cada uma. Na pesquisa anterior, em 26 de agosto, as duas também haviam obtido 2%.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)