Campeonato Brasileiro
Galo supera desfalques, vence o Bragantino e se aproxima do G4
Atlético reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o Red Bull Bragantino. O Galo venceu a equipe paulista por 2 a 1
Após dois empates seguidos, o Atlético reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o Red Bull Bragantino. O Galo venceu a equipe paulista por 2 a 1, nesta terça-feira (11 de junho), pela oitava rodada da competição nacional.
Com o resultado, a equipe de Gabriel Milito subiu para o sexto lugar, com 13 pontos. A pontuação é a mesma do São Paulo, que está em quarto lugar (último clube no G4). O Bragantino caiu para a sétima posição, com 12 pontos.
Primeiro tempo
A partida começou disputada no meio de campo. No entanto, aos 24 minutos, quando era melhor na partida, o Bragantino abriu o placar. Em jogada ensaiada, o meio-campista acertou um belo chute no gol defendido por Éverson.
Apesar das melhores oportunidades da equipe paulista, foi o Galo quem balançou as redes após o primeiro tento. Aos 41 minutos, Zaracho empatou o confronto após falha do volante Matheus Fernandes na saída de bola.
Dois minutos depois (43), o atacante Paulinho, artilheiro da equipe na temporada com dez gols, virou o placar para o Atlético.
Segundo tempo
Logo no começo da etapa complementar, o argentino Zaracho, autor do primeiro gol do Galo, deixou o gramado com uma torção no pé esquerdo. O meia não ficou no banco de reservas e foi levado direto para o vestiário, onde foi avaliado pela equipe médico. Igor Rabello foi o escolhido para substituir o argentino.
O Galo manteve no ataque e, aos 21 minutos, o jovem Cadu chutou forte para marcar o terceiro gol na partida. No entanto, o lance foi anulado pelo árbitro de vídeo por um toque no braço do atacante Cadu.
Nos minutos finais da partida, Eduardo Sasha, que vestiu a camisa alvinegra, recebeu o cartão vermelho após reclamar com a arbitragem. O argentino Rodrigo Battaglia também deixou o gramado, após receber o segundo cartão amarelo.
Retrospecto
Com a vitória, o Atlético aumentou o tabu contra o Bragantino. A última e única derrota para a equipe paulista foi no Campeonato Brasileiro de 1998, no Mineirão. Na ocasião, o Bragantino venceu a partida por 2 a 0, com gols de Leto e Reinaldo. O Galo nunca perdeu para o Massa Bruta jogando em São Paulo.
Em 19 jogos disputados, o Galo venceu seis partidas e o Bragantino apenas uma. Ao todo, são 12 empates. A equipe mineira também leva vantagem na quantidade de gols marcados. O Galo balançou as redes do adversário em 28 oportunidades, enquanto a equipe paulista fez 24 gols.
Estreia
A partida marcou a estreia do zagueiro Rômulo, de 20 anos, como titular na equipe principal do Atlético. Ele havia sido aproveitado pelo técnico Gabriel Milito no empate contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, na derrota para o Sport pela Copa do Brasil, além da goleada contra o Caracas (Ven) pela Libertadores.
Formado na base do Atlético, Rômulo chegou ao clube em 2018 para reforçar a equipe sub-14. O atleta foi promovido ao elenco principal em 2024 e fez parte do time que conquistou o Campeonato Mineiro contra o rival, Cruzeiro. O defensor possui vínculo com o Galo até o fim de 2027.
Desfalques na partida
Na partida desta terça-feira (11), o Galo teve oito desfalques – entre atletas lesionados e convocados para a seleção. Os laterais Mariano e Rubens, os volantes Otávio e Paulo Vitor, e o atacante Hulk estão em tratamento.
Os outros desfalques foram o lateral Guilherme Arana, o meia equatoriano Alan Franco e o atacante chileno Eduardo Vargas, que estão com as suas respectivas seleções para a disputa da Copa América, nos Estados Unidos.
Fora contra o Palmeiras
O goleiro Éverson e o zagueiro Maurício Lemos, que receberam o terceiro cartão amarelo e irão desfalcar o Atlético na partida contra o Palmeiras, na próxima segunda-feira (17), às 21h30, na Arena MRV, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Matheus Mendes, de 25 anos, deve substituir o camisa 1 do Galo. O goleiro fez a última partida oficial no dia 12 de novembro do ano passado, na vitória de 2 a 1 sobre o Goiás, no Brasileiro de 2023.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Atlético será contra o Palmeiras. As equipes se enfrentam na segunda-feira (17 de junho), às 21h30, na Arena MRV. O Bragantino recebe o Juventude, no sábado (15), às 18h30, estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). As partidas são válidas pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Ficha do jogo
Red Bull Bragantino: Cleiton, Jadsom (Nathan Mendes), Eduardo, Luan Cândido, Juninho Capixaba (Lincoln), Matheus Fernandes (Eduardo Sasha), Eric Ramires, Lucas Evangelista (Gustavinho), Helinho (Vinicinho), Thiago Borbas e Henry Mosquera. Técnico: Pedro Caixinha
Atlético: Everson, Saravia, Rômulo (Maurício Lemos), Bruno Fuchs, Battaglia, Zaracho (Igor Rabello), Igor Gomes, Scarpa, Alisson (Pedrinho), Paulinho e Cadu (Palácios). Técnico: Gabriel Milito
Estádio: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Gols: Lucas Evangelista (B); Zaracho (A), Paulinho (A)
Cartões amarelos: Saraiva, Éverson, Bruno Fuchs, Gabriel Milito e Maurício Lemos (A); Lucas Evangelista, Thiago Borbas, Nathan Mendes, Eduardo (B)
Cartão vermelho: Eduardo Sasha (B); Rodrigo Battaglia (A)
Árbitro: Rafael Klein (Fifa-RS)
Assistentes: Maíra Moreira (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (Fifa-RJ)