BRASILEIRÃO
Atlético joga com reservas, busca empate, mas é derrotado pelo Juventude com gol nos acréscimos
Atlético perdia por 2 a 0, buscou o empate, mas um gol marcado por Erick Farias nos acréscimos do jogo sacramentou a derrota alvinegra
No último teste antes da final da Copa Libertadores, o Atlético perdeu para o Juventude por 3 a 2, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta terça-feira (26), na Arena Independência. A equipe saiu atrás do placar e, mesmo com o time reserva, foi buscar o empate. O gol da vitória do Juventude saiu nos acréscimos da partida.
Poupando os titulares para a decisão da competição continental do próximo sábado (30), contra o Botafogo, Milito levou a campo um time totalmente reserva e, dos titulares, apenas Scarpa e Deyverson ganharam minutos no segundo tempo.
O Atlético saiu perdendo por 2 a 0. No primeiro tempo, Lucas Barbosa abriu o placar, após uma péssima saída de bola do Galo. Já na segunda etapa, Gilberto, que havia acabado de entrar, aproveitou o rebote de Matheus Mendes para ampliar o placar.
Os reservas do Galo não desistiram e foram buscar o empate. Primeiro, Alisson recebeu um lindo passe de Vargas e chutou na saída do goleiro Gabriel para descontar. Minutos depois, foi a vez do próprio chileno, de pênalti, empatar a partida.
O empate mostrou um poder de reação do Atlético, mas, ao buscar a vitória, a equipe ficou exposta e o Juventude aproveitou disso, aos 48 minutos, com Erick Farias, que apareceu sozinho na área para selar a vitória para a equipe de Caxias do Sul.
Com a derrota, o Atlético aumentou a sequência negativa do time para dez jogos sem vencer.
O resultado deixa o Atlético fica na 10ª posição do Campeonato Brasileiro, diminuindo, e muito, suas chances de conquistar uma vaga para a Copa Libertadores de 2025 pelo torneio.
E o Botafogo?
Sem poupar os titulares, o Botafogo foi até Sâo Paulo enfrentar o Palmeiras, em um jogo que valia a liderança do Brasileirão. O saldo foi mais que positivo.
O alvinegro carioca bateu o Palmeiras por 3 a 0 e assumiu a liderança da competição. Apesar disso, o zagueiro Bastos, titular da equipe, saiu machucado nos primeiros minutos da partida e é duvida para a final da Copa Libertadores, no próximo sabado (30).
O jogo
Com uma escalação que aparentava ser ofensiva, o Atlético entrou em campo com uma postura mais defensiva e buscou mais contra-ataques pelos lados de campo, com Palacios e Rubens. Mesmo assim, a estratégia não foi efetiva e quem levou mais perigo foi a equipe do Juventude.
Logo aos cinco minutos, após cobrança de lateral de João Lucas, Edson Carioca acertou uma bicicleta e Matheus Mendes fez a defesa. A pressão da equipe de Caxias do Sul continuou e o Atlético pouco conseguiu levar perigo criando oportunidades.
A grande chance do Atlético aconteceu aos 19 minutos. Após cruzamento na área, a zaga afastou mal e a bola sobrou no pé de Alan Kardec que, de longe, acertou um lindo chute na trave defendida por Gabriel.
O gol do Juventude aconteceu aos 22 minutos. Igor Gomes saiu errado, Ronaldo recuperou a bola no campo de ataque e tocou para Edson Carioca. O meia cortou para dentro e encontrou Lucas Barbosa na entrada da área, que chutou de primeira sem chances de defesa para Matheus Mendes.
O Galo até tentou oferecer perigo no fim da primeira etapa. Aos 33, Vargas puxou contra-ataque e achou Palacios na direita. O atacante driblou a marcação, cortou para dentro, mas, na hora de finalizar, chutou fraco.
No intervalo, Milito tirou Igor Gomes e colocou Alisson, tentando trazer mais velocidade para o ataque. Apesar disso, a primeira chance foi do Juventude, que aos oito minutos puxou contra-ataque com Mandaca. O meia passou por dois marcadores e rolou para Erick Farias. Dentro da área, o ponta soltou uma bomba e Matheus Mendes operou um milagre para evitar o segundo gol.
O Atlético teve sua primeira oportunidade aos 11 minutos. Após troca de passes, Fuchs cruzou e encontrou Vargas sozinho na primeira trave. O atacante chileno desviou e a bola passou perto da trave de Gabriel. A pressão alvinegra continuou. Aos 16 minutos, Alisson escapou pela direita, driblou a marcação e saiu cara a cara com o goleiro. Gabriel fechou a porta e salvou o gol atleticano com o pé.
Mesmo com a pressão, quem ampliou o placar foi o Juventude. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio com muita força de Jadson, Ewerthon finalizou mal e a bola sobrou para Danilo Boza. O zagueiro, na grande área, chutou, Mendes espalmou para o lado no rebote, Gilberto, que havia acabado de entrar marcou.
E o Juventude quase marcou mais um. Marcelinho recebeu em velocidade, entrou na área e finalizou cruzado. Matheus Mendes fez a defesa e evitou o terceiro do Juventude.
O Atlético passou a sair mais para o jogo e conseguiu descontar. Aos 27 minutos, Vargas achou ótimo passe em profundidade para Alisson. O meia invadiu a área e cavou por cima de Gabriel para diminuir o marcador no Independência.
Milito mexeu novamente no time e trouxe Deyverson para o campo. A substituição teve reultado. Aos 35 minutos, o camisa 9 disputou uma bola na área, ela sobrou para Vargas, que foi derrubado e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o próprio chileno bateu e empatou a partida.
O Atlético seguiu pressionando e quae conseguiu a virada, com Alan Kardec, aos 45 minutos, que subiu livre na área e cabeceou na trave.
Com o time muito exposto, foi a vez do Juventude aproveitar os contra-ataques. E assim a equipe chegou ao gol da vitória. Gilberto ganhou da marcação, tocou para Luís Oyama que achou Erick Farias, dentro da área, o atacante finalizou cruzado e marcou o gol da vitória.
Ficha do jogo
Atlético 2 x 3 Juventude
Data e horário: terça-feira, 26 de novembro de 2024
Local: Arena Independência, Belo Horizonte
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (CBF/SP)
VAR: Rafael Traci (CBF/SC)
Gols: Alisson (27’/2°T) e Vargas (35’/2°T) / Lucas Barbosa (22’/1°T), Gilberto (22’/2°T) e Erick Farias (48’/2°T)
Cartões amarelos: Igor Gomes (Atlético)
Atlético: Matheus Mendes; Bruno Fuchs, Rabello, Lemos (Deyverson) e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Alisson), Bernard e Palacios (Scarpa); Vargas e Kardec
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerton (Zé Marcos); Jádson, Ronaldo e Mandaca (Luís Oyama); Lucas Barbosa (Marcelinho), Taliari (Gilberto) e Edson Carioca (Erick Farias)