SAÚDE
Hospital de oncologia com atendimento 100% SUS e ‘diagnóstico rápido’ é inaugurado em BH
Unidade possui estrutura para 35 boxes de quimioterapia individuais e oferece diversos serviços
O Instituto de Oncologia e Ciências Médicas (IONCM-MG) foi inaugurado em Belo Horizonte, oferecendo atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar da inauguração oficial ter ocorrido nessa segunda-feira (25 de novembro), o espaço já estava em funcionamento desde 5 de novembro.
O hospital é resultado de uma parceria entre a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), os governos federal e estadual, e a Prefeitura de Belo Horizonte. Localizado em um prédio de 11 andares na rua Bernardo Guimarães, nº 2.640, no bairro Santo Agostinho, o instituto será um ponto de assistência integral para pacientes do SUS.
O diferencial da unidade é oferecer diagnóstico rápido, reduzindo o tempo de espera para iniciar tratamentos como cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, quando necessários.
Rodrigo Clemente / PBH
“A chegada desse novo serviço nos permite cumprir os prazos previstos em lei, desde a primeira consulta até os tratamentos necessários”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges.
Borges também destacou que o diagnóstico rápido traz benefícios adicionais, como tranquilizar os pacientes que não tiverem o câncer confirmado.
“Com esse serviço, poderemos ampliar em 20% o número de cirurgias oncológicas e em 15% o número de sessões de quimioterapia. Isso representa um ganho enorme para nossa cidade. As pessoas atendidas aqui serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, garantindo um tratamento de qualidade e humanizado para os pacientes oncológicos de Belo Horizonte”, complementou o secretário.
Desde o início do funcionamento já foram realizados mais de 460 atendimentos. A unidade possui estrutura para 35 boxes de quimioterapia individuais e oferece serviços de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Cuidados Paliativos, Serviço Social, Farmácia Clínica e Enfermagem em Navegação. Profissionais especializados acompanham os pacientes em todas as etapas do tratamento, assegurando um cuidado integral.