PROGRAMAÇÃO CULTURAL
GRATUITO: Confira mais de 10 eventos de graça em BH neste fim de semana
Tem de tudo um pouco no finde: shows, festivais, festas, espetáculos, sessões de cinema, feiras... tudo de graça; Confira a nossa seleção!
O fim de semana em Belo Horizonte está cheio de eventos gratuitos, pra todos os gostos e estilos. Tem de tudo um pouco: shows, festivais, festas, espetáculos, exposições, feiras… tudo de graça! Confira esta seleção:
Iluminação de Natal na praça da Liberdade
Na sexta (29), será inaugurada a tradicional iluminação de Natal na praça da Liberdade, um dos maiores cartões-postais de BH. Na abertura serão acesas as luzes e terá apresentação de coral, cortejos e a chegada do Papai Noel – inclusive, distribuindo queijo –, no Palácio da Liberdade. As atrações gratuitas seguem no local até o dia 6 de janeiro. Entre os destaques da decoração do Natal da Mineiridade deste ano estão o pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações que guiam o público até o Palácio do Natal, onde haverá uma árvore gigante e um presépio que presta homenagem ao Vale do Jequitinhonha. Segundo o governo de Minas, a programação também oferecerá concertos e cantatas, de quinta-feira a domingo, nas escadarias do Palácio da Liberdade e do Prédio Verde do Iepha. Também estão previstos um show de drones no aniversário de Belo Horizonte, no dia 12 de dezembro, e apresentação de grupos e bandas no Coreto Musical.
Alissa Sanders e Sérgio Pererê
Entre sexta (29) e domingo (1º), o CCBB BH (praça da Liberdade, 450, Funcionários) recebe o projeto musical “Alissa Sanders e Sérgio Pererê – Vissungos e Spirituals: Vozes Ancestrais Negras das Américas”. Na busca de reconectar-se com suas raízes ancestrais musicais, Sanders e Pererê voltam ao primeiro instrumento dos seus antepassados: a voz. Os dois artistas vão explorar tradições vocais ancestrais negras de Minas Gerais e do sul dos Estados Unidos através de vissungos e “negro spirituals”. Ingressos gratuitos no site ou na bilheteria do CCBB BH, a partir de uma hora antes do evento.
Rua do Queijo de volta
Após o sucesso da primeira Rua do Queijo e do Patrimônio, vem aí a segunda edição, na sexta (29), sábado (30) e domingo (1º), das 8h às 20h, no Mercado de Origem (rua Adriano Chaves Matos, 447, Olhos D’Água). O evento chega a poucos dias de uma importante e aguardada conquista do queijo minas artesanal, que pode ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco. O Mercado de Origem também abriga a edição de Natal do Projeto Nova Bossa até segunda (2). Com entrada gratuita, o evento reúne um mix de lojistas mineiros de moda, casa, arte, acessórios, artesanato e mais.
Feira Mostra Minas
No sábado (30), das 10h às 20h, e domingo (1º), das 10h às 16h, o Mercado Novo (rua Rio Grande do Sul, 499) será palco da feira Mostra Minas, um evento que celebra a criatividade mineira com artesãos e brechós.
Tambor na Praça
No domingo (1º), às 16h, o projeto Tambor na Praça está de volta na praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia. O evento traz o som e a energia do Tambor Mineiro, liderado por Maurício Tizumba, recebendo a violoncelista Carolina Rodrigues.
Casa do Baile
Para celebrar seus 82 anos, a Casa do Baile (avenida Otacílio Negrão de Lima, 751) convida o público para festejar à beira da lagoa da Pampulha, na sexta (29), das 20h às 23h. O salão do espaço recebe uma ação que busca ressignificar o uso original do espaço, um restaurante dançante, com uma reinvenção do “Baile das Princesas Pretas”.
Filmes de graça no FestiFrance Brasil
O Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, centro) abriga até sábado (30) o FestiFrance Brasil. Criada em 2015, em BH, a mostra está exibindo mais de 50 curtas da França, de Minas e de outros países. São 32 curtas-metragens de produção francesa, 15 curtas brasileiros e curtas de animação de Israel, Palestina, Canadá, França, EUA e do continente africano. As exibições dos filmes são gratuitas, com ingressos no Sympla ou na bilheteria.
Parque recebe espetáculo ‘HA!’
No sábado (30) e no domingo (1º), às 15h, o Grupo Artilharia Cênica apresenta o espetáculo “HA!” no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da capital. A montagem ocorre na praça dos Patins, próximo ao teatro Francisco Nunes, e é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. O evento é uma oportunidade para o público conferir uma proposta cênica inovadora em um espaço cultural aberto.
Domingo (1º) tem Hardcore Festival
O Underground Black Pub (avenida Itaú, 540, Dom Cabral) realiza a primeira edição do Hardcore Festival no domingo (1º), a partir das 17h, com entrada gratuita mediante retirada no site do Sympla. Na programação musical, tem show especial com a banda Gritando HC, direto de São Paulo, em sua tour nacional de 30 anos. Tem ainda o show das bandas Terceira Guerra, Balla, Restos e Vaytrik.
Samba que Educa
No sábado (30), às 18h, o projeto Canjerê em 2024, do Instituto Casarão das Artes Negras, realiza o show gratuito “Samba que Educa: Cantando e Contando a História do Samba”, com as artistas Elzelina Dóris dos Santos e Viviane Amaral, na Casa Canto (rua Augusto de Abreu, 343, Boa Vista). A apresentação fecha o Mês da Consciência Negra e comemora também o Dia do Samba, celebrado em 2 de dezembro.
Samba da Meia Noite
Na sexta (29), a partir de 23h59, tem o tradicional Samba da Meia Noite embaixo do Viaduto Santa Tereza, no centro de BH.
Última etapa do festival Palco Hip Hop
A última etapa do festival Palco Hip Hop em 2024 acontece na sexta (29) e sábado (30), a partir das 10h, com programação gratuita dedicada à cultura Hip Hop na Estação Juventude (avenida João César de Oliveira, 174), em Contagem. A programação traz seis workshops de dança, com aulas de Charme, Passinho de Funk, Breaking, um baile e dois bate-papos abertos para toda a comunidade, sobre a mulher no Hip Hop e também sobre as batalhas e duelos da RMBH. Toda programação é gratuita e está disponível no Instagram @palcohiphop.