PREVISÃO

Minas Gerais segue sob alerta de chuvas intensas nesta terça

Em Belo Horizonte, vigora também alerta de risco geológico em três regionais

Minas Gerais segue sob alerta de chuvas intensas nesta terça
Publicado em 03/12/2024 às 7:34

A chuva permanece nesta terça-feira (3), em Belo Horizonte. Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, o dia será de céu nublado com chuvas fortes e possibilidade de volume superior a 50 mm/h. Por essa razão, a capital está sob alerta de chuvas intensas. Aliás, todo o território mineiro está sob alerta de precipitações que podem evoluir para tempestade.  
  
Outro alerta que vigora na cidade, até a próxima sexta-feira (6), é o de risco geológico, até então moderado, para as regionais Barreiro, Oeste e Noroeste. Com isso, a Defesa Civil orienta os moradores a terem atenção ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.   
  
Em relação ao clima, a temperatura máxima em Belo Horizonte deve chegar a 27 ºC e a mínima em 19ºC. A umidade relativa do ar tende a ficar em torno de 70 %, à tarde. 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

SINAIS DE QUE DESLIZAMENTOS PODEM ACONTECER:
  
* Trinca nas paredes.
* Água empoçando no quintal.
* Portas e janelas emperrando.
* Rachaduras no solo.
* Água minando da base do barranco.
* Inclinação de poste ou árvores.
* Muros e paredes estufados.
* Estalos.

RECOMENDAÇÕES: 

* Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
* Coloque calha no telhado da sua casa. 
* Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água. 
* Não jogue lixo ou entulho na encosta. 
* Não despeje esgoto nos barrancos. 
* Não faça queimadas.

EMISSÃO DE ALERTAS   
  
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
 
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 
 
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.