DECISÃO
Mulher que fez tratamento dentário com aluno de odontologia em BH receberá R$ 15 mil após erro
Caso foi divulgado nesta quarta-feira (18 de dezembro) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
Uma mulher, que não teve a idade divulgada, será indenizada em R$ 15 mil por danos morais após passar por um tratamento dentário em uma faculdade de odontologia em Belo Horizonte. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (18 de dezembro) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), um aluno cuidou dos dentes dela, ocasionando uma série de complicações.
A paciente contou que estava com dores na mandíbula, procurou a faculdade e foi atendida por estudantes com a orientação de um professor. Na ocasião, foi constatada a necessidade de tratamento na articulação temporomandibular. Posteriormente, foi identificado que um dos dentes apresentava escurecimento e, por causa disso, foi sugerida troca de coroa.
A mulher ainda afirmou que, no momento da colocação de pino de sustentação, a raiz do dente foi perfurada. Ela precisou, então, ser submetida a uma cirurgia bucomaxilofacial. Após um período de sete meses, houve infecção e perda óssea graves. Outra cirurgia foi feita, dessa vez para extração da raiz e reabilitação da região para ser implantado o dente.
Segundo a mulher, ela passou por diversas complicações, e a falta de dente comprometeu a qualidade de vida dela, dificultando a alimentação e causando prejuízos estéticos e emocionais.
A faculdade de odontologia alegou que o problema foi decorrente de um erro comum na prática odontológica, mesmo para dentistas experientes, cabendo ao profissional a reparação do que foi feito. A instituição ainda afirmou que o erro foi corrigido.
No entanto, a Justiça mineira entendeu que “de acordo com o conteúdo probatório dos presentes autos, ficou atestado a deficiência do tratamento prestado pela requerida, principalmente em razão da falta de condições hábeis do aluno na realização do procedimento na autora”. e que “tal situação é extremamente angustiante para qualquer pessoa e prejudica a sua imagem. Além disso, traz inconvenientes até mesmo para se alimentar, visto que a mastigação fica prejudicada”.
Com isso, foi determinada a indenização por danos morais.