ATENÇÃO!

Em meio às internações de Fuad, alto escalão promove nomeações e alterações significativas na PBH

Em meio às internações de Fuad, alto escalão promove nomeações e alterações significativas na PBH

Em meio às internações de Fuad, alto escalão promove nomeações e alterações significativas na PBH
Publicado em 04/01/2025 às 9:08

Com o prefeito Fuad Noman (PSD) impedido de comparecer presencialmente à prefeitura de Belo Horizonte desde o fim de novembro por questões de saúde, alterações significativas têm sido promovidas no primeiro escalão do Executivo municipal por integrantes do alto escalão da PBH.

No dia 1º de janeiro, Fuad, por recomendação médica, não compareceu à cerimônia de posse na Câmara dos vereadores de Belo Horizonte. Debilitado e quase sem voz, o prefeito participou da cerimônia de forma online, de casa. Os médicos disseram que Fuad estava com a imunidade baixa e não deveria frequentar ambientes com aglomeração de pessoas.

Cerca de 24 horas depois, na última quinta-feira (2), a prefeitura sancionou uma Reforma Administrativa e apontou nomeações para as quatro novas secretarias criadas. Agora, BH conta com 18 pastas municipais.

Uma edição especial do Diário Oficial do Município nomeou Jorge Luiz Schmitt Prym para a chefia da Secretaria-Geral, Darklane Rodrigues Dias para secretaria municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Guilherme Willer Santos para Secretaria de Mobilidade Urbana e Soraya de Fátima Mourthé Marques foi nomeada para comandar a secretaria de Administração Logística e Patrimonial.

Nova internação

Cerca de 48 horas após aparecer fragilizado na cerimônia de posse, Fuad foi internado novamente nessa sexta-feira. O prefeito deu entrada no Hospital Mater Dei, na região centro-sul da capital, com quadro de insuficiência respiratória aguda. Segundo o hospital particular, Fuad, neste momento, respira com a ajuda de um equipamento.

Procurado pela reportagem ao longo da noite desta sexta-feira, o hospital não quis divulgar mais detalhes sobre o estado de saúde do prefeito. No entanto, a nossa reportagem apurou com fontes próximas ao hospital que, neste momento, o prefeito está sedado e inconsciente.

Alto escalão não informou sobre quem está tomando decisões na prefeitura

Com o prefeito internado e sem previsão de alta, a reportagem acionou a alta cúpula da prefeitura para saber quem está tomando as decisões recentes no comando do Executivo. Oficialmente, Fuad não se licenciou e ainda está no comando da capital mineira.

A reportagem entrou em contato na noite desta sexta-feira (3) e na manhã deste sábado (4) com o Procurador-Geral do Município, o Dr. Hércules Guerra. O procurador respondeu imediatamente ao nosso contato, mas ao ser questionado sobre quem está no comando da prefeitura e tomando as decisões recentes do executivo, o Procurador parou de responder as nossas mensagens. A nossa reportagem insistiu e ligou para o Procurador, mas ele não atendeu as nossas ligações.

A reportagem também apurou que o vice-prefeito, Álvaro Damião (União), não tem sido informado pela estrutura da prefeitura sobre detalhes relacionados ao estado de saúde do prefeito.

A reportagem também acionou diferentes setores do executivo, entre eles, o departamento de comunicação, e todos eles nos informaram que detalhes sobre o estado de saúde do prefeito serão comunicados exclusivamente por meio de boletins médicos divulgados pelo hospital. A expectativa é que uma atualização sobre o estado de saúde do prefeito seja divulgado neste sábado.