MATERIAL ESCOLAR

Onde encontrar material escolar barato? Confira 10 dicas

Planejadora financeira sugere estratégias para conciliar a compra de material escolar com os outros gastos ‘puxados’ do orçamento

Onde encontrar material escolar barato? Confira 10 dicas
Publicado em 04/01/2025 às 9:27

Os materiais escolares estão 13% mais caros em BH, neste ano de 2024, em relação ao ano anterior. E o preço deve subir ainda mais neste mês de janeiro, que registra a maior demanda do ano com a volta às aulas – movimento que acontece em todo o país.

Os mineiros tiveram um leve ‘alívio’ no fluxo de caixa com o adiamento do IPVA de MG, que será cobrado a partir de fevereiro. Só que isso não acontece com moradores de outros estados, como São Paulo e Rio. E com adiamento ou não, fazer o dinheiro render segue um desafio.

O que fazer para economizar e onde encontrar material escolar mais barato? A jornalista e planejadora financeira Cristiane Leite dá 10 dicas para conseguir fazer isso:

Recicle o que você já tem em casa – Dê uma olhada nos materiais do ano anterior, sempre tem algo que dá para reaproveitar, como lápis, canetas, cadernos, mochilas, estojo. Se você tem mais de um filho também vale olhar se o mais novo pode usar algo que era do mais velho. Isso já ajuda muito a reduzir os gastos.

  1. Recicle o que você já tem em casa – Dê uma olhada nos materiais do ano anterior, sempre tem algo que dá para reaproveitar, como lápis, canetas, cadernos, mochilas, estojo. Se você tem mais de um filho também vale olhar se o mais novo pode usar algo que era do mais velho. Isso já ajuda muito a reduzir os gastos.
  2. Pesquise preços em diferentes lojas – Isso funciona ainda melhor se você comprar o material escolar com antecedência. Assim, você tem tempo de comparar preços e até comprar em lojas virtuais, que muitas vezes tem preços melhores. Só não se esqueça de verificar o prazo de entrega, para não ficar na mão.Atenção! Nas lojas, só compre o que está na lista. As livrarias têm um apelo visual incrível, com materiais cheios de cores e personagens que parecem indispensáveis. Não se deixe levar. Mantenha o foco no que realmente é necessário e lembre-se de atualizar a lista com os itens que serão reaproveitados
  3. Comprar livros usados também é uma ótima estratégia – Você pode procurar em sebos, feiras de troca ou até online. Só preste atenção ao estado de conservação e à edição do livro, porque às vezes as atualizações mudam bastante o conteúdo.
  4. Considere comprar no atacado com outros pais – Essa estratégia funciona muito bem se você se unir a outros pais, dividindo compras e despesas. Os livros didáticos costumam ser um dos itens mais caros da lista, mas comprá-los em quantidade maior pode garantir descontos significativos.
  5. Participe de grupos de pais ou comunidades online – Esses grupos são ótimos para trocar materiais escolares que não são mais necessários. Além disso, você pode descobrir boas promoções e dicas de onde comprar materiais com preços mais baixos.
  6. Considere marcas genéricas – Muitos itens como lápis, borrachas, cadernos tem versões de marcas menos conhecidas que oferecem a mesma qualidade por um preço mais acessível.
  7. Não leve as crianças nas compras (se você puder) – Se você puder, não leve as crianças na hora das compras. Elas tendem a pedir produtos da moda, com personagens que, na prática, só encarecem o material. Antes de sair às compras, negocie com seus filhos, explique a situação e combine o que é prioridade. Uma boa ideia é escolher um ou dois itens do personagem favorito, como mochila ou lancheira, e optar por e optar por produtos neutros no restante. Assim, quando você mostrar nas compras para seus filhos, apresente primeiro os itens escolhidos por eles. Isso ajuda a evitar a reclamações. Para os adolescente, a dica é escolher algo mais neutro, que atenda ao gosto deles sem gastar demais.
  8. Não deixe para última hora – Quem compra muito perto da volta às aulas corre o risco de pagar mais caro ou até de não encontrar os itens necessários, porque os estoques podem acabar e os preços acabam subindo.
  9. Negocie descontos e prefira pagar à vista – Mesmo que o preço à vista e parcelado pareça igual, muitas lojas têm margens para negociar. Pechinchar deve ser um hábito na hora de ir às compras.Se precisar parcelar, faça as contas para não comprometer o orçamento. Evitar o rotativo do cartão de crédito é fundamental para não entrar em uma bola de neve financeira.
  10. Dica de ouro! Se prepare ao longo do anoAo longo de 2025, já faça uma reserva financeira para pagar o material escolar do ano que vem. Um bom planejamento vai te deixar mais tranquilo, já que essa despesa costuma ser alta. Com essa prática você garante a sua saúde financeira.