MEDIDA
Treze carros abandonados são retirados das ruas de BH por semana em ações de combate à dengue
Desde março do ano passado, 607 veículos foram recolhidos
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que tem intensificado a retirada de carros abandonados das ruas de Belo Horizonte. A ação faz parte das ações de combate à dengue, zika e chikungunya.
Desde março do ano passado, 607 veículos foram recolhidos, o que representa uma média de 13 por semana. Do total, 129 foram para o pátio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), e os proprietários retiraram outros 478 depois das notificações.
“Com o período chuvoso, os veículos em estado de abandono podem se tornar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso é importante que a população denuncie os locais, para que sejam realizadas vistorias, identificando os veículos, e assim iniciar a retirada deles das vias da capital”, destacou a PBH.
Conforme o executivo municipal, neste ano foram notificados 119 casos de dengue até o momento em Belo Horizonte e um de chikungunya.
Nova Lei
A promulgação da Lei 14.599/2023 modificou a dinâmica de retirada de carros das ruas. Antigamente, a medida só poderia ser tomada se houvesse alguma infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para denunciar casos de carros abandonados, basta acessar este link.
Com PBH