EXECUTIVO
Mesmo com melhora no quadro clínico, Fuad continua internado na UTI
Prefeito registra 'melhora gradativa do quadro clínico e neurológico' e tem tolerado 'longos períodos de retirada da ventilação mecânica'
Internado há 19 dias, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei.
De acordo com o boletim médico divulgado pela instituição de saúde nesta quarta-feira (22 de janeiro), o prefeito registra “melhora gradativa do quadro clínico e neurológico” e tem tolerado “longos períodos de retirada da ventilação mecânica”.
“(Fuad está) acordado e responsivo, mantendo-se assentado voluntariamente, sem ajuda, por períodos longos”, informa o documento assinado pelos médicos Enaldo Melo de Lima e Anselmo Dornas Moura.
O prefeito de BH está hospitalizado desde o último dia 3 para tratar um quadro de pneumonia, que começou como uma insuficiência respiratória aguda. Fuad chegou a ser intubado devido a uma instabilidade respiratória.
Em 10 de janeiro, ele foi extubado e submetido a uma traqueostomia percutânea e respira desde então com ajuda de ventilação mecânica. Nos últimos dias, a ventilação mecânica vem sendo retirada aos poucos.
Durante o período de internação, o Mater Dei voltou a fazer exames para investigar um eventual retorno do câncer, mas confirmou a remissão, anunciada ainda em outubro de 2024.
Ainda na pré-campanha para a PBH, Fuad anunciou o diagnóstico de um câncer do tipo linfoma não-Hodgkin, que tratou paralelamente às agendas eleitorais.
Desde a hospitalização do prefeito, o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assumiu interinamente a administração municipal. Na última sexta-feira (17 de janeiro), o atestado médico do prefeito foi prorrogado por mais quinze dias.