ALERTA
Covid-19 em BH: das 81 pessoas que morreram em 2024, apenas uma estava com vacinação em dia
Imunização é a forma mais eficaz de se evitar casos graves da doença, adverte a prefeitura
A importância da vacina para evitar casos graves da Covid-19 é descrita em números divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta terça-feira (25 de junho). Das 81 pessoas que morreram pela doença em 2024, apenas uma estava com a vacinação em dia. Os dados apontam para o risco que a condição representa para quem deixou a imunização de lado.
Também doença respiratória, a gripe é, igualmente, uma ameaça maior para os não vacinados. Conforme os dados da prefeitura, foram 11 óbitos pela doença em 2024; desses, apenas três estavam com a vacinação em dia. “A imunização é a principal forma de prevenção contra as complicações e óbitos por essas doenças”, adverte o município.
O município também divulgou dados dos atendimentos e internações por doenças respiratórias. Foram mais de 8 mil internações, sendo 922 casos graves, que demandaram internações em leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI).
Idosos e crianças de até 4 anos são os grupos que mais demandam internações por doenças respiratórias, com 35% e 31%, respectivamente, das solicitações. “As doses são seguras e protegem, principalmente, os mais vulneráveis”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Apesar dos dados das mortes e da cobertura vacinal abaixo do esperado, o cenário é de estabilidade na demanda por assistência médica relacionada a sintomas respiratórios. Considerando dados dos centros de saúde e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), foram mais de 43 mil atendimentos, uma média de 1,7 mil casos por dia.
Vacinação contra a Covid-19
A dose monovalente contra a Covid-19, atualmente, está sendo aplicada em todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A aplicação protege contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5 e, até o momento, cerca de 68,5 mil pessoas já foram vacinadas. Para ser imunizada, a pessoa que faz parte do público convocado deve ter recebido a última dose há, pelo menos, três meses.
Além disso, os imunizantes contra a Covid-19 foram incorporados ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Os endereços dos locais de aplicação estão disponibilizados no portal da Prefeitura.
Vacinação contra a gripe
As vacinas contra a gripe estão disponíveis para toda a população a partir de 6 meses de idade. Até o momento, cerca de 589 mil pessoas já foram vacinadas. Considerando o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde para fins de cobertura vacinal, foram aplicadas cerca de 304 mil doses, o que corresponde a uma cobertura de 50%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Os endereços dos locais de aplicação estão disponibilizados no portal da Prefeitura.