VEJA LISTA
PBH publica resultado de concurso para professores com promessa de 1.000 nomeações
Cerca de 250 pessoas devem ser nomeadas por mês
Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (4 de julho) o resultado do concurso público para os cargos assistente administrativo educacional, professor(a) para a educação infantil, professor(a) municipal de 1º e 2º ciclos e das disciplinas de Arte, Ciências, História e Língua Portuguesa. O resultado pode ser conferido neste link.
A promessa do prefeito Fuad Noman (PSD) é de convocar 1.000 professores, além de 39 bibliotecários e 339 assistentes administrativos. As nomeações dos aprovados no concurso do edital 3/2023 acontecerão ao longo deste semestre, em uma média de 250 pessoas por mês.
O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, afirmou qu um novo concurso também está em planejamento. “Dessa maneira, garantimos um quadro de profissionais mais preparado e atualizado, com impacto direto na melhoria das aprendizagens de nossos estudantes e na tranquilidade das famílias”, disse o secretário.
A ideia da prefeitura é ampliar 1,800 vagas para atender crianças em tempo integral ainda neste ano na capital. A expectativa é pela construção de 12 escolas, das quais 11 serão dedicadas à educação infantil e uma ao ensino fundamental. “Esta iniciativa visa atender à crescente demanda por vagas e proporcionar melhores condições de aprendizado desde a primeira infância até a conclusão do ensino fundamental. As novas escolas serão equipadas com infraestrutura moderna e adequada às necessidades dos alunos e professores, reforçando o compromisso da PBH com a educação de qualidade”, informou a administração municipal.
Novas escolas
As 12 novas escolas serão construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sendo 4 Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), com obras iniciadas ainda neste ano, além de outras sete Emeis e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) com obras previstas para 2025 e entrega no mesmo ano.
Serão 1.800 novas vagas em tempo integral para crianças já matriculadas em 2024 e que hoje estão em horário parcial. Em 2025 haverá a expansão de vagas na educação infantil (cerca de 2.400 novas vagas em tempo integral ou 4.800 em tempo parcial) e no ensino fundamental (960 novas vagas), com a inauguração das 12 novas escolas.