TRANSPORTE

A cada 16 minutos e meio, um ônibus é tirado de circulação em BH: fiscalização flagra problemas nos freios e nas portas

Nesta quarta-feira, foi feita a Operação Tolerância Zero com os veículos que passam pela estação do Barreiro

A cada 16 minutos e meio, um ônibus é tirado de circulação em BH: fiscalização flagra problemas nos freios e nas portas
Publicado em 03/10/2024 às 7:26

Em mais uma etapa da operação “Tolerância Zero”, que fiscaliza as condições dos veículos do transporte público em Belo Horizonte, agentes da Superintendência de Mobilidade (Sumob) e da Guarda Municipal encontraram ônibus circulando com vários problemas. Entre as irregularidades encontradas estão algumas que colocam os passageiros em risco, como vazamento de ar de freio e freio de porta inoperante, por exemplo.

Foram fiscalizados nesta quarta-feira (2 de outubro) ônibus municipais que fazem conexão na estação Barreiro, em Belo Horizonte. Segundo o superintendente de mobilidade da Sumob, André Dantas, a equipe vistoriou os equipamentos de segurança e de funcionalidade. O primeiro ônibus a ser fiscalizado, um coletivo da linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade, via Milionários), foi reprovado na avaliação com uma série de problemas.

“Está com a lâmpada do farol alto queimada, cinto de segurança para cadeirante com defeito, vazamento de óleo, vazamento de ar de freio, freio de porta inoperante, problema no elevador para cadeirantes. Além de problemas menores, como companhia com defeito e outros”, detalhou.

O veículo teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida em função das irregularidades e um adesivo com a frase “Ônibus reprovado”, colado no para-brisa. Ao todo, desde o começo do ano até o mês de agosto, foram 898 ATs recolhidas, segundo a superintendência. Ou seja, a cada 16 minutos e meio, um veículo é tirado de circulação na cidade. 

“A empresa responsável é multada pelas penalidades do código de trânsito e também recebe multa e tem o veículo apreendido até a solução dos problemas”, completou.

Nesta ação, foram emitidas 36 autuações e quatro veículos tiveram a Autorização de Tráfego (AT)

De janeiro a agosto

Em 2024, foram realizadas 3.505 ações de fiscalização e 21.229 veículos foram vistoriados. Ao todo, 2.786 autuações foram aplicadas e 22 carros foram apreendidos e encaminhados ao pátio do Detran-MG.

“Temos uma frota reserva nas garagens das empresas que é acionada para suplementar os veículos que são retirados de circulação”, afirmou.

Tolerância Zero

As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas – inclusive nos pontos finais, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.

Se o passageiro flagrar algum ônibus circulando com o adesivo, deve denunciar por meio dos canais da PBH.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) disse que “acompanha com atenção todas as ações de fiscalizações em conjunto com as concessionárias. Esclarece que os veículos autuados já foram recolhidos para reparos e as manutenções necessárias, para que, no menor tempo possível, estejam com os problemas sanados e de volta as operações normais”.