TROCA
Adalclever Lopes deixa equipe de Fuad e vai coordenar campanha de Mauro Tramonte na disputa pela PBH
Ex-deputado estaria insatisfeito com o espaço dado a ele dentro da pré-campanha do atual prefeito, que vai tentar a reeleição
O ex-deputado estadual Adalclever Lopes (PSD) decidiu abandonar a pré-campanha à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e vai encabeçar a coordenação política da campanha de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a corrida pela Prefeitura de BH, com 22,8% das intenções de voto, segundo a pesquisa DATATEMPO (TRE-MG 06115/2024). A informação foi confirmada à reportagem pelo presidente municipal do Republicanos, Gilberto Abramo.
A chegada de Adalclever à campanha de Tramonte foi acertada na noite dessa segunda-feira (17), durante reunião entre ele, Abramo e o pré-candidato do Republicanos, e vem a público menos de um mês após o nome do ex-deputado ser ventilado como um dos cotados para liderar a coordenação da campanha de Fuad.
Fontes ouvidas pela reportagem garantem que a decisão de Adalclever foi motivada por insatisfação frente ao pouco espaço que ele estaria recebendo ainda durante a pré-campanha de Fuad. O ex-deputado já vinha atuando “voluntariamente” na pré-campanha do prefeito, conforme declarou, em maio, o presidente estadual do PSD, Cássio Soares, mas, desde então, O TEMPO já havia apurado que o nome dele não era consenso dentro do partido.
Procurado nesta terça-feira (18) pela reportagem, o presidente do PSD não quis comentar a decisão de Adalclever e não esclareceu como fica a situação do ex-deputado dentro do partido. O prefeito Fuad Noman e Adalclever também foram procurados para esclarecer o que teria motivado o rompimento, mas nenhum deles havia se manifestado até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.
Tramonte lidera corrida
Adalclever chega à equipe de Tramonte no momento em que o pré-candidato lidera a corrida pela prefeitura de BH. Segundo a última rodada da DATATEMPO (TRE-MG 06115/2024), numericamente, o apresentador e deputado estadual está 12,7 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Bruno Engler (PL), que tem 10,1% das intenções de voto – a margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
“A chegada do Adalclever só fortalece nossa pré candidatura. Ele tem muita experiência e conhecimento político”, declarou Tramonte nesta terça-feira. O pré-candidato garantiu, porém, que vai manter a estratégia de ser seu próprio marqueteiro, como já havia adiantado à reportagem, no início deste mês. A ideia é que ele mesmo coordene um conselho político montado para auxiliar nas decisões e articulações da candidatura.