JOGOS PAN-AMERICANOS

Além de São Paulo, Brasil terá candidatura conjunta para o Pan de 2031; saiba os detalhes

Historicamente, é raro que um país apresente múltiplas candidaturas para sediar os Jogos Pan-Americanos

Além de São Paulo, Brasil terá candidatura conjunta para o Pan de 2031; saiba os detalhes
Publicado em 26/11/2024 às 7:20

O Brasil poderá ter duas candidaturas para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. As cidades do Rio de Janeiro e Niterói estão preparando uma proposta conjunta para receber o evento. A informação foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), da região leste-fluminense.

Conforme o político, a proposta prevê que o Rio de Janeiro seja a sede principal dos Jogos Pan-Americanos de 2031, enquanto Niterói abrigaria parte das competições. Ainda segundo ele, Isabel Swan, vice-prefeita eleita de Niterói, medalhista olímpica na vela está na República Dominicana participando de uma reunião da diretoria e já está trabalhando no projeto.

“Conversei com o Eduardo Paes e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere sobre o encaminhamento da proposta de realização dos Jogos Pan-Americanos de 2031 no Rio, incluindo algumas modalidades olímpicas em Niterói. Vamos avançar nessa parceria agora em janeiro”, afirmou Rodrigo Neves, indicando que os trabalhos começarão a avançar a partir de janeiro.

A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para o Pan-2031 enfrentará a concorrência de São Paulo, que oficializou sua intenção de sediar os Jogos em outubro de 2023, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com a mudança na presidência do COB, que passará de Paulo Wanderley para Marco Antonio La Porta, esse apoio poderá ser reavaliado.

Além das candidaturas brasileiras, outras cidades podem manifestar interesse em sediar os Jogos de 2031. Até o momento, porém, não há informações oficiais sobre outras possíveis concorrentes.

Brasil já sediou os Jogos Pan-Americanos duas vezes

O Rio de Janeiro já sediou os Pan-Americanos em 2007, um evento que contribuiu para a candidatura bem-sucedida aos Jogos Olímpicos de 2016. Antes, São Paulo foi sede dos Jogos em 1963 e esteve próxima de sediar novamente em 1975, mas um surto de meningite na época levou o evento para a Cidade do México.

Historicamente, é raro que um país apresente múltiplas candidaturas para sediar os Jogos Pan-Americanos. No processo de escolha para os Jogos de 2023, por exemplo, apenas Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, apresentaram candidaturas oficiais.