MAIS DE 34°C

Após máxima de ontem, BH pode ter novo recorde de calor nesta quarta

Levando-se em consideração a crescente piora no cenário, hoje, capital pode ultrapassar os 34,4°C de ontem

Após máxima de ontem, BH pode ter novo recorde de calor nesta quarta
Publicado em 04/09/2024 às 8:29

Depois de registrar a maior temperatura do ano, com 34,4°C na tarde desta terça-feira (03), Belo Horizonte pode repetir o índice nesta quarta (04), ou mesmo ultrapassá-lo, já que, assim como ontem, a máxima prevista para hoje na capital mineira é de 34°C, segundo a Defesa Civil Municipal. A mínima fica em torno de 17°C, indicando um início de dia mais quente. 

A umidade relativa do ar ainda é preocupante na cidade que sofre com a névoa seca provocada pela fumaça e fuligem de queimadas, junto com a poeira e a ausência de chuva. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, apenas no final de setembro podem ocorrer pancadas isoladas em BH, mas com volume não significativo. Enquanto isso, os cuidados com a saúde continuam essenciais, já que a qualidade do ar está muito ruim. 

A Defesa Civil prevê mais um dia muito seco na capital, com umidade relativa do ar em torno de 10%, à tarde. Ontem, o registro foi de 12% entre 14h50 e 15h05. O mínimo preconizado pela Organização Mundial de Saúde, OMS, como ideal para boa qualidade de vida, é acima de 50%. 
 
As outras cidades mineiras afetadas pela seca e sob alerta de perigo potencial de baixa umidade, emitido pelo Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, estão localizadas no Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e nas regiões Oeste, Sul e Noroeste   
 
CUIDADOS COM A SAÚDE NOS DIAS QUENTES E SECOS 
 
-Reforce a ingestão de líquidos, principalmente água e ofereça sempre aos idosos e crianças 

-Use creme hidratante na pele, para mantê-la úmida

-Evite banhos quentes 

-Providencie umidificação caseira ou mecânica nos ambientes e evite deixá-los fechados 

-Se precisar circular pelas ruas, utilize protetor solar, chapéu e óculos de sol 

-Evite esforço físico entre 09h e 17h

-Prefira alimentos leves 

-Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;   
 
INCÊNDIOS 
 
Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Não queime lixo no quintal. Em caso de incêndio, ainda que pequenos focos, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). 
 
EMISSÃO DE ALERTAS      
     
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH   
    
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.    
    
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.