CARTÃO ÓTIMO
Após mudança no sistema, usuários dos ônibus metropolitano denunciam problemas com cartão
Passageiros estão indignados porque não estão conseguindo ver o saldo atual dos cartão Ótimo na hora de pagar pela tarifa; a dificuldade acaba refletindo no planejamento financeiro do usuário
Passageiros que usam o cartão Ótimo, do transporte metropolitano na Grande BH, afirmam que não estão conseguindo olhar o saldo assim que passam o cartão na roleta. Segundo os usuários que conversaram com a reportagem da Itatiaia, isso está acontecendo a pouco mais de uma semana, desde quando o sistema de bilhetagem eletrônico foi mudado nos ônibus metropolitanos.
“Tenho um cartão ótimo empresarial. Uso com frequência e, desde que mudaram os leitores nas catracas dos ônibus, não consigo mais ver o saldo. Duas semanas atrás liguei no Ótimo e falei com uma atendente. Ela me falou qual era o saldo. E eu relatei que não estava conseguindo verificar o valor. Ela falou que o problema seria resolvido e não foi”, relatou o passageiro Edson Pessoa.
Depois dessa denúncia, nessa terça-feira (26) de manhã, na Avenida Paraná, no centro de Belo Horizonte, a reportagem encontrou passageiros que precisaram ir até a bilheteria para verificar o saldo do cartão Ótimo, ou olhar pela internet, mas nem todos sabiam dessa possibilidade.
Em nota, o sindicato que representa as empresas de transporte metropolitano (Sintram) confirmou que nesse primeiro momento de ajustes no sistema, o saldo do Cartão Ótimo não aparece na roleta.
Por isso, todos os ônibus têm um QR Code pelo qual é possível consultar os saldos. O sindicato ainda afirmou entender que os problemas e dúvidas são normais nas primeiras semanas de mudança no sistema, mas que causam insegurança e transtorno. No comunicado, a entidade tranquiliza as pessoas, afirmando que todas as ocorrências estão sendo mapeadas de perto.