BRASILEIRÃO 2024
Atlético bate Athletico-PR, escapa do rebaixamento e consegue vaga na Sul-Americana
Vitória do Atlético e combinação dos outros resultados da rodada rebaixaram o Athletico-PR para a segunda divisão
Em uma partida em que teve mais sorte do que juízo, o Atlético venceu o Athletico-PR por 1 a 0 neste domingo (8), na Arena MRV, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro e se manteve na primeira divisão. Com os outros resultados da rodada, o Furacão foi rebaixado para a segundona.
Com o estádio vazio, já que o Galo está punido e não pode contar com a presença de sua torcida, o clima antes da partida era melancólico. E ele foi carregado para o jogo pelos jogadores. Pouco inspirados, os atletas dos dois times pareciam estar mais nervosos e preocupados com os outros resultados do que com o jogo na própria Arena MRV.
Apesar de precisar apenas de um empate, a vitória garantia a classificação para a Sul-Americana do próximo ano. E ela não veio com facilidade. A partida na Arena MRV foi tensa, nervosa e com poucas chances para as duas equipes.
O Athletico-PR precisava vencer para garantir a vaga na Série A sem depender de outros resultados. O jogo passou a ter tons dramáticos com o passar das outras partidas e as confirmações das vitórias de Fluminense e Bragantino.
A vitória alvinegra só foi confirmada aos 27 minutos do segundo tempo. Rubens sofreu pênalti de Erick. Hulk foi para a cobrança e Mycael defendeu. No rebote, o próprio Rubens abriu o placar. Além disso, o gol marcou pelo cria da base do Galo garantiu o time na próxima edição da Copa Sul-Americana.
As vitórias do Fluminense contra o Palmeiras no Allianz Parque e a vitória do Bragantino contra o Criciúma sacramentaram o rebaixamento do Furacão em seu próprio ano do centenário.
O jogo
O primeiro tempo foi pouco movimentado. Apesar da grande posse de bola, o Atlético não levou muito perigo ao gol defendido pelo goleiro Mycael. Por outro lado, o Athletico-PR não encontrou espaço para finalizar ao gol de Everson.
A única chance de perigo aconteceu aos doze minutos. Em uma bola rebatida no meio de campo, Rubens se antecipou à marcação e de cabeça conseguiu tomar a bola, conduziu até a área adversária e finalizou, para boa defesa do goleiro Mycael.
O Galo voltou para a segunda etapa mais em cima do adversário e logo aos 2 minutos Fausto Vera teve a primeira oportunidade. Após batida de escanteio, a bola sobrou para o argentino que chutou de longe e o goleiro rebateu. No escanteio, Scarpa tentou uma cobrança fechada e o goleiro evitou o gol atleticano.
O Athletico teve mais espaço para buscar o contra-ataque e, com o resultado rebaixando o time, precisou ser mais ofensivo. Aos 11, Cuello foi acionado pela esquerda, cortou para dentro e chutou, obrigado Everson a fazer boa defesa.
Aos 15 minutos o Atlético teve sua melhor chance na partida. Alonso lançou Rubens, que ganhou da marcação. O atleticano ajeitou para Hulk, que cortou para dentro e acertou um lindo chute. O goleiro Mycael desviou na bola, que ainda encostou na trave antes de sair para escanteio.
Precisando da vitória para se manter na primeira divisão, Athtletico-PR passou a tomar mais o controle da partida e, aos 24 minutos, Pablo desviou uma cobrança de escanteio na trave.
O alívio atleticano chegou aos 26 minutos. Após lançamento, Rubens saiu na frente de Erick. O jogador do Furacão tentou chutar a bola, mas acertou o meia atleticano e o juiz marcou pênalti.
Hulk foi para cobrança e bateu forte, no canto, mas o goleiro Mycael defendeu. No rebote, Rubens aproveitou e chutou no canto, sem chances, abrindo o placar.
O Atlético se fechou, já o Furacão partiu para o ataque, precisando da vitória para não cair para a segunda divisão. Mesmo assim, os ataques foram mais na base do desespero, sem levar perigos ao gol de Everson.
O Atlético ainda teve uma última chance, com vargas, nos minutos finais. Scarpa tabelou com Arana, cruzou e o chileno recebeu sozinho na área. Ele chutou para a defesa do goleiro Mycael.
Com a vitória, o Atlético termina a temporada em 12º lugar no Campeonato Brasileiro, com a vaga na Sul-Americana da próxima temporada.
Ficha do jogo
Atlético 1 x 0 Athletico-PR
Data e horário: domingo, 8 de dezembro de 2024 – 16h
Local: Arena MRV, Belo Horizonte
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (CBF/BA)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (CBF/SC)
Cartões amarelos: Cannobio, Thiago Heleno (Athletico-PR) / Everson, Igor Gomes (Atlético)
Gol: Rubens (27’/2ºT)
Atlético: Everson; Saravia (Rabello), Battaglia, Alonso e Arana; Fausto Vera (Lyanco), Alan Franco, Rubens (Igor Gomes) e Scarpa; Hulk (Vargas) e Deyverson (Alisson).
Athletico-PR: Mycael; Godoy (Nikão), Belezi, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Erick (Christian), Fernandinho (João Cruz) e Felipinho (Emersonn); Canobbio, Cuello e Pablo