ALERTA

Belo Horizonte terá chuvas intensas nesta sexta

O fim de semana será marcado por precipitações volumosas em todo o estado. Autoridades pedem cautela nos deslocamentos

Belo Horizonte terá chuvas intensas nesta sexta
Publicado em 11/10/2024 às 8:16

A chuva chegou para valer em Belo Horizonte. Ontem, em apenas três horas, o volume no Barreiro ficou em 113,6 mm, superando em 103,2%, a média meteorológica prevista pela Defesa Civil Municipal para todo o mês de outubro, que é 110,1 mm. Inclusive, o órgão anunciou que existe risco geológico forte na regional até a próxima terça-feira (15). Os moradores devem se atentar para o grau de encharcamento do solo, trincas e rachaduras, além de sinais de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.  Nesses casos, a orientação é deixar o local e acionar a Defesa Civil no 199. 
 
A previsão do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, para a capital mineira é de chuvas intensas, acompanhadas de raios, rajadas de ventos ocasionais e possibilidade de granizo entre esta sexta-feira (11) e domingo (13). Nestes três dias, as temperaturas devem oscilar entre 18°C e 28°C. A umidade relativa do ar tende a seguir com bons índices, ficando em torno de 50%. 
  
Ainda segundo o Inmet, todo o estado está sob alerta de perigo para chuvas intensas, sendo que para municípios localizados nas regiões Central, Sul, Oeste e Triângulo Mineiro há também previsão de tempestades. Os dois alertas são válidos até o fim da manhã desta sexta, caso não sejam renovados.  
 
ACUMULADO DE CHUVAS (mm), entre 0h e 18h do dia 10/10/24:  

Barreiro: 113,6 (103,2%)  
Centro Sul: 60 (54,5%)  
Leste: 58,6 (53,2%)  
Nordeste: 20,0 (18,2%)  
Noroeste: 20,8 (18,9%)  
Norte: 10,2 (9,3%)  
Oeste: 57,4 (52,1%)  
Pampulha: 12,0 (10,9%)  
Venda Nova: 8,8 (8,0%)  
  
BH registrou alguns pontos de alagamentos durante a chuva desta quinta-feira (10), relatados, inclusive com filmagens, por populares em várias redes sociais. Por essa razão, a cidade está em estado de alerta para chuva com ativação de posto avançado e vigilância por câmeras. Com isso, quem circula pela cidade precisa seguir as seguintes recomendações: 
 
-Evite trafegar por ruas e avenidas com histórico de inundações e alagamentos 
-Não se arrisque em travessias de ruas e avenidas alagadas 
-Não trafegue em regiões próximas a rios ou córregos 
-Não estacione ou se abrigue sob árvores 
-Não toque em fiação de postes caídas 
 
CONTATOS NECESSÁRIOS 
 
Em caso de necessidade, ligue para a Defesa Civil no 199 ou para os Bombeiros no 193 
 
EMISSÃO DE ALERTAS      
  
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH   
  
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.