INVICTO EM CASA
Com show da torcida e em campo, Cruzeiro goleia Corinthians e segue 100% no Mineirão
Gols foram marcados por Matheus Pereira, Barreal e Veron e ajudaram o time a colar no G-4
A relação entre Cruzeiro, China Azul e Mineirão segue imbatível neste Brasileirão: contando com recorde de público, com mais de 55 mil torcedores, o time celeste bateu o Corinthians por 3 a 0 neste domingo (7), pela 15ª rodada da Série A, e segue com 100% de aproveitamento no Gigante da Pampulha. Com o resultado, a Raposa soma agora 23 pontos, com um jogo a menos que a maioria dos adversários, e segue na cola para entrar no G-4.
Sem poder contar com João Marcelo, suspenso, o técnico Fernando Seabra optou desta vez pelo argentino Villalba para fazer a dupla de zaga com Zé Ivaldo. Outra novidade no setor foi o retorno de Marlon na vaga de Kaiki, que havia sido o titular na última partida.
E, empurrado pela torcida que fez uma festa gigante no Mineirão, o Cruzeiro partiu pra cima, impondo uma ‘blitz’ desde o início do jogo. Logo no primeiro minuto, Barreal teve a primeira oportunidade em chute forte em que a bola passou perto.
Barreal e Matheus Pereira chamavam o jogo, contando com os avanços de Willian e Marlon. E logo aos cinco minutos a pressão deu resultado: Veron recupera em cima de Cacá, Matheus Pereira ganha dividida de Félix Torres e depois ainda tira o zagueiro com toque sutil antes de invadir a área e chutar para o fundo do gol, para delírio da torcida.
Ainda meio atordoado, o Corinthians tinha Wesley como válvula de escape pela esquerda, mas a defesa celeste conseguia segurar as investidas. Em um raro lance de vacilo, Yuri Alberto foi lançado na esquerda, chutou cruzado e Anderson fez grande defesa, mas a arbitragem já havia assinalado impedimento.
O Cruzeiro seguia criando chances, sempre no ritmo de MP e Barreal, mas falhava no último passe. O Corinthians, então, passou a chegar mais: Garro, pela esquerda, chutou cruzado e Anderson colocou à escanteio. Na cobrança, a equipe paulista até balançou a rede, com Ranielle, mas o VAR foi acionado e constatou o impedimento.
O lance parece ter despertado o Cruzeiro, que voltou a ser incisivo na frente. Aos 45, Lucas bateu forte, a bola tocou no braço de Raniele na área, mas a arbitragem mandou seguir. Praticamente no lance seguinte, já nos acréscimos, Barreal avançou pelo meio, ajeitou e bateu forte, no cantinho direito, colocando o 2 a 0 no placar.
Sem alívio
Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro repetiu o ‘script’, partiu forte para cima do Corinthians e chegou ao terceiro logo aos 2 minutos: Arthur Gomes faz boa jogada e cruza na área, a defesa vacila e Gabriel Veron mostra seu faro de artilheiro para fazer o 3 a 0.
Com o placar tão desfavorável, o Corinthians tentou mudar o quadro fazendo três alterações de uma só vez, entre elas a de Matheus Bidu, ex-lateral celeste. Mas, na prática, o quadro pouco se alterou. Na melhor oportunidade, com Wesley, mas Anderson volta a fazer grande defesa.
Fernando Seabra também começou a rodar o Cruzeiro, com as entradas de Robert no lugar de Veron e depois Barreal, que deixou o campo ovacionado pela torcida, e foi substituído por Vitinho. Matheus Pereira quase marcou o quarto gol celeste. Ele recebeu em velocidade pela esquerda, avançou e bate com muita força para o gol, mas o xará Matheus Donelli desviou para escanteio.
Aos 44 do segundo tempo, o Cruzeiro seguiu pressionando e Arthur Gomes marcou. Mas o VAR anulou e o placar se manteve nos 3 x 0 com direito a gritos de “olé”. A próxima partida da Raposa é na quarta (10), fora de casa, diante do Grêmio às 18h30.
Ficha técnica
Cruzeiro 3×0 Corinthians
Cruzeiro
Anderson; Willian, Zé Ivaldo, Villalba (Neris) e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva (Mavhado), Álvaro Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Robert) e Arthur Gomes. Técnico: Fernando Seabra
Corinthians
Matheus Donelli, Matheuzinho, Félix Torres, Cacá e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Pedro Henrique), Breno Bidon (Ryan) e Garro; Angel Romero (Giovane), Yuri Alberto (Igor Coronado) e Wesley. Técnico: António Oliveira
Motivo: 15º rodada Brasileirão 2024
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 55.186
Renda: R$ 3.137.608
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Farinha (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Gilberto Rodrigues (PE)
Gol: Matheus Pereira, 5, Álvaro Barreal 49 do 1° e Gabriel Veron, 2 do 2º
Cartões amarelos: Zé Ivaldo e Lucas Silva (CRU); Garro (COR)