CLIMA EM BH
Condições meteorológicas apontam chuva para toda a semana em Belo Horizonte
Inmet coloca 600 municípios mineiros, incluindo a capital, sob alerta de chuvas intensas. Volume deixa três regionais de BH em risco geológico
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, colocou 600 cidades mineiras sob “alerta amarelo de perigo potencial de chuva intensa”, até às 10h desta segunda-feira (6), caso não ocorra renovação. Conforme o instituto, são esperadas precipitações de até 50 mm/dia e ventos intensos de 60 km/h.
Os municípios afetados encontram-se no Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Campo das Vertentes e regiões Central, Norte, Oeste, Noroeste e Metropolitana de Belo Horizonte.
É importante ressaltar que, até terça-feira (7), três regionais da capital mineira estão em alerta para risco geológico, sendo forte na Noroeste e moderado na Oeste e na Centro Sul. Segundo a Defesa Civil Municipal, a medida precisa ser adotada devido ao volume de chuva que tem atingido a cidade. De acordo com o boletim mais recente emitido pelo órgão, no acumulado de chuvas de janeiro, entre os dias 01 e 05 (23h), a regional Noroeste registrou 118 mm, maior índice até o momento. A média climatológica para janeiro, na cidade, ou seja o previsto para chover durante todo o mês, é de 330,9 mm.
CLIMA
Conforme o Inmet, a oscilação de temperaturas, hoje, deve ficar entre 19°C e 29°C. A umidade relativa do ar cai de 100% para 50%, à tarde.
SEMANA
A previsão do Inmet é de chuva para toda a semana. Isso porque Minas Gerais está sob atuação de áreas de instabilidades atmosféricas associadas ao fluxo de umidade proveniente da Região Amazônica, combinado com uma massa de ar úmida e instável, além do comportamento da circulação dos ventos nos níveis médio e alto da atmosfera. E, para completar, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo intensifica as chuvas em boa parte do estado.
O órgão atualizará as condições do clima, bem como possíveis novos alertas ou mudança de cenário.
RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA:
* Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
⠀
* Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
⠀
* Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
* Atenção especial para áreas de encostas e morros.
⠀
* Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀
* Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
⠀
* Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
EMISSÃO DE ALERTAS
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.