ILEGALIDADE

Copasa faz operação em imóveis com ‘gato’ na água

Dezoito endereços serão vistoriados nesta terça-feira

Copasa faz operação em imóveis com ‘gato’ na água
Publicado em 25/06/2024 às 8:33

Dezoito imóveis da região metropolitana de Belo Horizonte serão vistoriados nesta terça-feira (25) pelas forças de segurança do Estado. A operação Waterfall, encabeçada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), tem foco no combate a fraudes no fornecimento de água. A ação conta com agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

“Nosso serviço de inteligência identificou esses pontos de irregularidade e hoje vamos verificar a situação em cada uma delas. Vale ressaltar que cada ligação irregular gera um desvio de 490 litros de água ao dia, isso equivale a um prejuízo de R$ 170 milhões ao ano. Mas, além do prejuízo financeiro, há o risco de contaminação da água para quem se sujeita a esse tipo de situação”, detalhou o diretor de relacionamento com cliente e regulação da Copasa, Cleyson Jacomini.

Ainda segundo o representante da companhia, atualmente 300 mil imóveis no Estado estão sendo abastecidos de forma irregular.

De acordo com o Superintendente de Integração e Planejamento de Operações da Sejusp, Bernardo Naves, cerca de 40 PMs, 60 PCs, 50 colaboradores da Copasa, além de agentes da Sejusp participam da ação.

“Vamos percorrer por Belo Horizonte, Santa Luzia e outras cidades da Grande BH. Se identificadas as fraudes, os responsáveis podem ser penalizados, tanto na esfera administrativa, pela Copasa, quanto na criminal, podendo ser preso em flagrante por furto”, disse.