JUROS
Copom faz última reunião do ano nesta semana e pode subir juros
Encontro também será o último com a presença do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que deixa o cargo em 31 de dezembro
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faz a última reunião do ano nesta terça e quarta-feira (10 e 11). Durante o encontro, o colegiado definirá o patamar da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 11,25% ao ano.
Projeções do mercado financeiro apontam para uma elevação de 0,5 ponto percentual, para tentar controlar a inflação, que pode ultrapassar o teto da meta definida para 2024, de 4,5%.
A reunião também será a última de Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central. O economista encerra seu mandato em 31 de dezembro e vem sendo criticado por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio a disparada do dólar em relação ao real.
A partir de 2025, a autoridade monetária será comandada pelo atual diretor de Política Monetária da instituição, Gabriel Galípolo, ex-braço direito de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda.
Também na terça, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realizará a sabatina dos três indicados por Lula para compor a diretoria do Banco Central.