2 A 0
Cruzeiro vence o Athletico no Mineirão e mantém 100% em casa no Brasileiro
Veron abriu o placar no início, e após pressão sofrida no segundo tempo, o jovem Vitinho sacramentou o triunfo
Nada como uma vitória diante de seus torcedores para ‘passar uma borracha’ sobre uma derrota. Na noite desta quarta-feira (26/6), o Cruzeiro se recuperou no Brasileirão Série A, ao vencer o Athletico por 2 a 0, com gols marcados pelo atacante Gabriel Veron e pelo meia Vitinho.
Veron havia feito o tento celeste na derrota por 4 a 1 para o Bahia, mas agora deixou o dele diante da China Azul no Mineirão, sendo determinante para mais um triunfo em casa. Já o jovem Vitinho, que entrou no segundo tempo, fez o seu primeiro gol como profissional.
A Raposa é uma das únicas equipes com 100% de aproveitamento como mandante: são cinco duelos e cinco triunfos. Com esse resultado, ela chega aos 20 pontos, ultrapassa o Furacão e volta a figurar entre os seis primeiros colocados.
Na escalação inicial, Seabra colocou o atacante Arthur Gomes, recuperado de lesão muscular — nos últimos dois jogos, ele começou no banco de reservas. Como esperado, o lateral-esquerdo Kaiki foi o substituto de Marlon, suspenso.
O jogo
Nos minutos iniciais, a partida era equilibrada, com ambas as equipes criando chances de gol — a preferência do Cruzeiro era pelo lado esquerdo, com Arthur Gomes. E foi mais ou menos por ali que o time abriu o placar, aos 14 minutos de jogo.
Numa rápida jogada, Matheus Pereira recebeu no meio e deu um belo passe, de primeira e praticamente de costas, para Gabriel Veron, que partia em velocidade. Com um belo tapa no canto, ele balançou as redes pelo segundo jogo seguido.
Depois disso, a Raposa cresceu e quase ampliou o placar, com jogadores como Arthur e Kaiki. Já o Furacão não se abalou, e também se arriscou no ataque, sem deixar a defesa exposta.
O segundo tempo começou mais morno, especialmente porque o Athletico procurou manter mais a posse de bola e o Cruzeiro se resguardou na defesa. Mas as melhores oportunidades continuaram no lado celeste.
Nos minutos finais, já sem nada a perder, o Furacão juntou todas as suas forças e pressionou os mandantes, que passaram por apuros. Mas defesas de Anderson e boa colocação do setor fizeram o placar ficar inalterado.
Isso até os celestes aproveitarem a fragilidade da defesa rubro-negra. Após troca de passes no campo de ataque, Vitinho pegou o rebote do goleiro e estufou as redes, para a explosão do Gigante da Pampulha.
Futuro
O próximo compromisso do Cruzeiro será uma ‘pedreira’, e fora de casa. No domingo (30/6), a partir das 18h30, o time enfrentará o Flamengo, que está na ponta da tabela.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro 2 × 0 Athletico
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: quarta-feira, 26 de junho de 2024, às 19h (de Brasília)
Onde: Mineirão, em Belo Horizonte
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Lucas Villalba); Lucas Romero (Filipe Machado), Lucas Silva, Ramiro (Álvaro Barreal) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Robert) e Gabriel Veron (Vitinho). Técnico: Fernando Seabra
Athletico: Léo Linck; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Zé Vitor), Fernandinho e Christian; Nikão (João Cruz), Julimar (Zapelli) e Mastriani (Pablo). Técnico: Juca Antonello
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda (ES); Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Luís Carlos de França Costa (RN). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols: Gabriel Veron aos 14′ do 1ºT; Vitinho aos 45′ do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo e Vitinho (CRU); Thiago Heleno e Fernandinho (CAP)
Público: 26.465
Renda: R$ 763.417,50