MINEIRÃO
Cruzeiro vence o Fluminense com show de William, quebra tabu e entra no G-6 do Brasileirão
Time estrelado vem se mantendo na primeira metade da tabela
Numa partida emocionante do início ao fim, o Cruzeiro atendeu às expectativas da torcida e venceu o Fluminense por 2 a 0 no Mineirão, na noite desta quarta-feira (19/6). Ambos os gols foram marcados por um jogador que não é conhecido por ser goleador: William.
O lateral-direito fez o primeiro no fim do primeiro tempo, de pênalti; já o segundo saiu nos acréscimos da partida, em lance de contra-ataque. Além disso, o placar foi responsável por acabar com um tabu que já durava cerca de seis anos.
Desde agosto de 2018 a Raposa não vencia o Tricolor, que vive má fase. Os cariocas estão na lanterna da competição, e acumularam a sua sexta derrota em dez partidas disputadas.
Na escalação inicial, mesmo sem ter os titulares Lucas Romero e Rafa Silva, com problemas físicos, o técnico Fernando Seabra conseguiu surpreender. Ele colocou uma trinca de volantes, dando chance a Filipe Machado, que estava em processo de saída e não atuava há cerca de dois meses.
O jogo
O primeiro tempo começou quente, com o Fluminense levando perigo ao gol de Anderson, que teve trabalho nos lances iniciais e uma excelente atuação. Mas logo o Cruzeiro manteve a posse de bola e também se arriscou no ataque, e Fábio foi acionado diversas vezes.
Visando a vitória para sair da zona de rebaixamento, os visitantes, no conhecido estilo de Diniz, também tentavam abrir o placar a todo custo. Fosse em jogadas de velocidade ou em trocas de passes até chegar à área adversária.
No momento em que parecia que a primeira etapa ficaria em branco, o VAR deu uma ajudinha. Houve um toque de mão na área, sendo marcado pênalti para os mandantes. Na cobrança, William chutou no canto; Fábio bateu na bola, mas ela acabou entrando.
A segunda etapa começou parecida com a primeira: movimentada, mas tendo o Tricolor com mais posse e criando chances de gol. Até o final, houve oportunidades para ambos os lados, mesmo com a Raposa mais ‘fechada’.
Já nos acréscimos, num lance de contra-ataque, William, novamente, partiu livre rumo ao gol e bateu forte, por cima de Fábio, sacramentando o triunfo celeste no Gigante da Pampulha.
Futuro
O próximo compromisso do Cruzeiro será novamente pelo Brasileirão, mas fora de casa. No domingo (23/6), a equipe enfrenta o Bahia, a partir das 16h, na Arena Fonte Nova. Adversário também briga pelas primeiras posições da tabela.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro 2 × 0 Fluminense
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: quarta-feira, 19 de junho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Onde: Mineirão, em Belo Horizonte
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Filipe Machado (Vitinho), Lucas Silva (Japa), Ramiro e Matheus Pereira; Robert (Lucas Villalba) e Gabriel Veron (Arthur Gomes). Técnico: Fernando Seabra
Fluminense: Fábio; Marquinhos (Calegari), Antonio Carlos, Thiago Santos (Gabriel Pires) e Diogo Barbosa; Martinelli, Lima e Renato Augusto (David Terans); Douglas Costa (Keno), John Kennedy e Germán Cano (Kauã Elias). Técnico: Fernando Diniz
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (SP); Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP). VAR: Daiane Muniz (SP)
Gols: William aos 40′ do 1ºT e 47′ do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Matheus Pereira, Machado e Robert (CRU) Diogo Barbosa e Thiago Santos (FLU)
Público: 28.812
Renda: R$ 831.555,00