ELEIÇÕES 2024

Datafolha: em BH, prefeito reduz rejeição e empata em índice com Tramonte; Duda Salabert lidera

Na capital, Fuad Noman (PSD) e Mauro Tramonte (Republicanos) são rejeitados por 18%; 27% dos eleitores dizem que não votariam em deputada federal de jeito nenhum

Datafolha: em BH, prefeito reduz rejeição e empata em índice com Tramonte; Duda Salabert lidera
Publicado em 24/08/2024 às 8:12

Empatado tecnicamente com cinco candidatos na nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, o prefeito Fuad Noman (PSD) conseguiu reduzir sua rejeição desde a última amostra, publicada no mês passado — de 22% para 18%. O índice atual é o mesmo do candidato que lidera as intenções de voto, com 27%, Mauro Tramonte (Republicanos). A postulante mais rejeitada pelos eleitores é a deputada federal Duda Salabert (PDT). Segundo a pesquisa, 27% dizem que não votariam nela de jeito algum.

A, intenções de voto do prefeito também cresceram 3% e chegam aos 10%. A melhora nos índices também se concretiza em sua avaliação. Antes, 24% consideram sua gestão ótima ou boa, número que hoje chega aos 28%.

Tido como um dos maiores empecilhos de Fuad Noman, o seu desconhecimento também diminuiu. Em julho, 48% afirmavam não conhecer o nome do prefeito, estatística que agora se concretiza em 41% dos belo-horizontinos.

Fuad assumiu a prefeitura em março de 2022, quando Alexandre Kalil (PSD) deixou a gestão para concorrer ao governo do estado, e terminou derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo).

Bem avaliado na capital, Kalil irá apoiar Mauro Tramonte neste pleito. Após rusgas com o Fuad, o ex-prefeito migrou para o Republicanos há cerca de um mês. Quem também apoia este candidato é o governador Romeu Zema, que indicou a vice de sua chapa, a ex-secretária de Planejamento, Luísa Barreto (Novo). Na pesquisa passada, quando era pré-candidata, Barreto pontuava 1%.

Duda lidera rejeição

Primeira mulher transexual a disputar o Executivo municipal de uma capital, Duda Salabert é a mais rejeitada entre os candidatos, com 27%. Atrás dela, estão o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual Bruno Engler, o senador Carlos Viana (Podemos) e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), com 20% cada.

A deputada federal tem suas maiores rejeições entre homens (33%)e evangélicos (42%).

A pesquisa questionou os eleitores o motivo de seu voto: 53% responderam que em candidatos ideais e 47% na melhor opção. Entre os 10% que afirmaram que votarão em Duda, 67% a consideram uma candidata ideal, tendo o maior índice entre os concorrentes.

Realizada entre os dias 2o e 21 de agosto, a amostra ouviu 910 pessoas e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-05345/2024.