SUL-AMERICANA
Final entre Cruzeiro e Racing não poderá ter torcedores alcoolizados; entenda
Time brasileiro enfrentará o argentino em território paraguaio na segunda quinzena de novembro
No Brasil, é comum os torcedores de futebol assistirem aos jogos nos estádios sob efeito de álcool, mas há país onde isso é proibido. É o caso do Paraguai, que sediará a final da Copa Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing, no dia 23 de novembro.
Conforme lei vigente, qualquer pessoa sob efeito de álcool ou outras drogas está proibida de entrar nas praças esportivas para eventos. Quem for pego sob algum efeito do tipo, pode ser retirado pela polícia.
No Paraguai, é comum ter bafômetro na porta das arenas, ou seja, o torcedor pode chegar normalmente com ingresso, mas se for flagrado pelo equipamento estar alcoolizado, será proibido de entrar.
Nos últimos anos, diversos torcedores brasileiros presenciaram isso em partidas em Assunção, como a própria China Azul. Em setembro de 2024, a Raposa enfrentou o Libertad no Defensores del Chaco, pela ida das quartas de final do torneio internacional.
Exceto se houver algum tipo de acordo entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e as autoridades locais, brasileiros e argentinos não poderão consumir cerveja e outras bebidas do lado de fora do estádio e nem mesmo horas antes de a bola rolar.
O palco da decisão será o Estádio General Pablo Rojas, mais conhecido como La Nueva Olla, do Cerro Porteño. São esperadas cerca de 45 mil pessoas no evento.