CONSUMO

Intenção de consumo das famílias de BH volta a crescer

Crescimento mensal do indicador na capital mineira encerrou tendência de baixa.

Intenção de consumo das famílias de BH volta a crescer
Publicado em 03/09/2024 às 9:38

A intenção de consumo das famílias em Belo Horizonte voltou a crescer depois de três quedas consecutivas. O avanço representa, na prática, uma redução na insatisfação dos consumidores da capital mineira, segundo levantamento da Fecomércio MG. A entidade atribui a elevação aos indicadores de emprego e renda, que estão acima do nível de satisfação. O segundo semestre, que tradicionalmente é marcado por um período de maior consumo, impulsionado por datas importantes e o pagamento do 13º salário, também justifica a maior satisfação.

Preço do gás natural não deve ter redução imediata

Embora positivo, o Decreto nº 12.153/2024, que trata das atividades de transporte de gás natural e outras ações como escoamento e tratamento, e cujo objetivo é reduzir o preço do insumo no País, não terá impacto imediato. Especialistas consultados pelo Diário do Comércio explicam que a iniciativa esbarra na disponibilidade do gás no mercado e na falta de players, já que a Petrobras detém o monopólio da produção.

Setor farmacêutico: Novo Nordisk recebe licença ambiental para expansão em Montes Claros

A Novo Nordisk recebeu, recentemente, do governo de Minas Gerais, a licença ambiental concomitante (LAC) para expansão de sua unidade em Montes Claros, no Norte do Estado. A empresa solicitou a regularização para a atividade de fabricação de produtos para diagnósticos com sangue e hemoderivados, farmoquímicos (matéria-prima e princípios ativos), vacinas, produtos biológicos e/ou aqueles provenientes de organismos geneticamente modificados.