TRANSTORNO

Intervalo das viagens do metrô de BH fica maior a partir de hoje

Será necessária baldeação durante o trajeto

Intervalo das viagens do metrô de BH fica maior a partir de hoje
Publicado em 15/11/2024 às 10:57

As viagens no metrô de Belo Horizonte estão mais demoradas. Isso porque iniciou, nessa quinta-feira (14 de novembro), mais um período de obras no sistema de trilhos. As intervenções vão até o dia 24. Por conta disso, o tempo de espera poderá variar entre 13 e 20 minutos.

As intervenções começaram às 23h, dessa quinta. Por conta do horário, os usuários do transporte sobre trilhos vão sentir as alterações no funcionamento dos trens a partir do feriado de ‘Proclamação da República’, nesta sexta-feira (15 de novembro). 

Além disso, em determinados horários, o sistema de baldeação será implantado. As intervenções – troca de trilhos, serão realizadas no trecho entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza. 

Nos dias úteis, os intervalos entres as viagens serão de 13 minutos nos horários de pico. Fora do ‘pico’, nos finais de semana e feriados os intervalos serão de 20 minutos. Normalmente, essa espera é de 7 minutos nos horários de pico e de 15 minutos em horários considerados ‘normais’ fins de semana e feriados. 

Além disso, na estação Santa Tereza, durante os horários de pico, haverá baldeação. Uma estrutura de embarque e desembarque ‘inteligente’ será implantado na estação, pela concessionária que administra o metrô na capital, a Metrô BH.

No período, um lado da estação será ‘subdivido’. Um trecho da plataforma será voltado para embarque e o outro será destinado para desembarque. Todas as estações também vão contar com avisos sonoros e painéis informativos.   

Segundo a Metrô BH, o período de intervenções foi escolhido por causa dos feriados dos dias 15, proclamação da república e dia 20, consciência negra, quando o número de passageiros diminui. ” Nós pensamos nos feriados para a realização dessa obra. Desse modo, buscamos impactar um número bem menor de usuários.

Contudo, durante as obras peço que as pessoas se planejem e cheguem nas estações um pouco mais cedo”, ressaltou o responsável pela engenharia de operações e manutenção do Metrô BH, Aloísio Viana.