VEÍCULO
IPVA 2025 em Minas Gerais: veja calendário e como pagar
Quem quitar o documento em cota única terá desconto de 3% sobre o valor do imposto
Neste ano, o IPVA de Minas Gerais passa a ser cobrado somente em fevereiro. Segundo a Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), a mudança na data de pagamento procura dar mais fôlego às famílias mineiras.
Para efetuar o pagamento do tributo, os motoristas devem procurar uma agência dos bancos credenciados do qual seja correntista e informar o número do Renavam contido no respectivo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O pagamento também poderá ser realizado por meio da guia de arrecadação emitida pela SEF-MG.
O pagamento em cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto. Os mineiros que pagaram seus débitos em dia em 2023 e 2024 recebem também outro desconto de 3% do programa “Bom Pagador”. Aqueles que desejarem, também podem realizar o pagamento antecipado do IPVA em janeiro.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA 2025 EM MINAS GERAIS
FINAL DE PLACA – COTA ÚNICA OU 1ª COTA – 2ª COTA – 3ª COTA
1 e 2 – 3 de fevereiro – 6 de março – 7 de abril
3 e 4 – 4 de fevereiro – 7 de março – 8 de abril
5 e 6 – 5 de fevereiro – 10 de março – 9 de abril
7 e 8 – 6 de fevereiro – 11 de março – 10 de abril
9 e 0 – 7 de fevereiro – 12 de março – 11 de abril
Como consultar
Para consultar o valor do IPVA em Minas Gerais, o proprietário do veículo deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o site da SEF/MG
- Clicar no link “Consulte seu IPVA 2025 MG” e informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo, além da placa.
- Caso seja necessário, o proprietário deverá completar o código de segurança para validar a consulta.
- O sistema da SEF/MG exibirá o valor do IPVA 2025 MG referente ao veículo consultado.
Expectativa de arrecadação
De acordo com o Governo de Minas, para 2025, a expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 11,9 bilhões, um incremento de R$ 1,2 bilhão (12%) em relação ao valor lançado em 2024. A frota tributável de veículos em Minas Gerais atingiu a marca de 11.650.766. A SEF/MG projeta que, aproximadamente, 30% dos proprietários de veículos quitem o imposto em cota única.
“Esse acréscimo de 12% na arrecadação está relacionado diretamente ao crescimento da nossa frota, que aumentou em relação ao ano anterior em torno de 4% (448.846 veículos)”, diz o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques. (Com informações da Folhapress)