ELEÇÕES 2024

Kalil, Rogério e Patrus se encontram para tratar de eleições em BH

Ex-prefeito tem mantido intensa agenda de encontros com pré-candidatos, mas não definiu apoio a ninguém

Kalil, Rogério e Patrus se encontram para tratar de eleições em BH
Publicado em 11/06/2024 às 11:58

Rogério Correia (PT), pré-candidato do PT em Belo Horizonte, se encontrou com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), nesta quinta-feira (6/6), para conversar sobre a eleição municipal na capital mineira. Participaram da reunião o ex-prefeito e atual deputado federal, Patrus Ananias (PT), a ex-deputada Jô Moraes (PCdoB), o presidente do PT municipal, Guima Jardim, e o vereador petista, Bruno Pedralva.

“Tive a honra de ter uma reunião com o ex-prefeito, Alexandre Kalil. Falamos sobre como podemos trazer melhorias para Belo Horizonte que farão tanta diferença na vida do nosso povo. Aliás, é muito bom conversar com dois ex-prefeitos tão significativos para a nossa BH”, disse Rogério Correia.

O petista não foi o primeiro pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte a se encontrar com Alexandre Kalil, o ex-prefeito já fez reuniões particulares com Duda Salabert (PDT), Carlos Viana (Podemos) e Mauro Tramonte (Republicanos), tendo como pauta sempre as eleições municipais na capital mineira. Porém, oficialmente, ele ainda não decidiu se irá apoiar alguém.

O PSD, partido ao qual Kalil é filiado e pelo qual disputou o governo do Estado contra Romeu Zema (Novo), em 2022, tem aumentado a pressão para que o ex-prefeito declare seu apoio à reeleição de Fuad Noman (PSD), que era vice de Kalil e chegou à prefeitura quando ele se afastou para disputa estadual. Mas, até o momento, os movimentos não surtiram efeito.

Movimentos da esquerda

Na quarta-feira (6/6), um encontro entre o presidente Lula (PT) e os pré-candidatos de PT e PSOL encaminhou a união das duas legendas ainda no primeiro turno da disputa pela capital mineira. Faltaria ainda definir quem irá encabeçar a chapa, se Rogério Correia (PT) ou Bella Gonçalves (PSOL).

A reunião entre Rogério e Kalil faz parte de uma tentativa dos partidos de esquerda de unificar candidaturas na disputa municipal. O apoio de Kalil, que é do PSD, partido da base de apoio do presidente Lula (PT), segue no alvo. Porém, apesar da extensa agenda de reuniões, o ex-prefeito da capital mineira segue sem declarar apoio a nenhum candidato.