RAPOSA NA BRIGA
Libertadores via Brasileirão: confira chances do Cruzeiro e demais candidatos à vaga
Batido na final da Sul-Americana, time celeste tem que buscar a vaga na Libertadores 2025 pelo Brasileirão; confira percentual de cada time ainda vivos na luta
Superado pelo Racing na final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro terá que garantir sua vaga na próxima edição da Libertadores via Brasileirão. Para isso, terá que terminar a competição ao menos em sétimo lugar. E a análise das probabilidades matemáticas apontam uma disputa acirrada pelo posto.
No momento, mesmo ainda faltando três rodadas a serem disputadas pela maioria das equipes no Brasileirão, seis times já se garantiram na Libertadores 2025: Palmeiras, Botafogo, Fortaleza, Internacional, Flamengo e São Paulo.
A sétima vaga é disputada de forma ferrenha por Cruzeiro, Bahia e Corinthians, todos empatados com 47 pontos.
A diferença a favor da Raposa é o fato de ter uma partida a menos que os concorrentes: o jogo da próxima quarta-feira (27), contra o Grêmio, no Mineirão, que encerra a 35ª rodada da competição.
Antes da realização desta partida, os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontam 33,1% de chances para o Corinthians ficar com a sétima colocação; a Raposa teria 32,6% enquanto o Bahia 29%.
Logicamente, em caso de vitória celeste sobre o Grêmio, o percentual de chances do Cruzeiro subiria de forma significativa.
Vai dar G8?
O Campeonato Brasileiro ainda pode acabar tendo um ‘G8’. Isso acontecerá caso o Botafogo vença o Atlético na final da Copa Libertadores no sábado (30), em Buenos Aires, garantindo automaticamente presença na edição 2025 do torneio continental.
Neste cenário, como está disputando o título do Brasileirão com o Palmeiras, a equipe carioca abriria a vaga para o oitavo colocado da tabela de classificação do Nacional.
Já o arquirrival Atlético, se não vencer o Botafogo na final da Libertadores, dificilmente estará na próxima Libertadores, já que está apenas em décimo no Nacional . Neste momento, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem menos de 2% de chances de pegar uma vaga via Brasileirão (Com Folhapress)
CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO À LIBERTADORES VIA BRASILEIRO
Palmeiras: 70 pontos (já garantido)
Botafogo: 70 pontos (já garantido)
Internacional: 65 pontos (já garantido)
Fortaleza: 64 pontos (já garantido)
Flamengo: 62 pontos (já garantido)
São Paulo: 59 pontos (já garantido)
Corinthians: 47 pontos (33,1% de chances)
Cruzeiro: 47 pontos (32,6% de chances)*
Bahia: 47 pontos (29% de chances)
Vasco: 43 pontos (2,1% de chances)
Atlético: 44 pontos (1,6% de chances)
Grêmio: 40 pontos (1% de chances)*
Vitória: 42 pontos (0,4% de chances)
Athletico-PR: 41 pontos (0,1% de chances)
* Equipes com um jogo a menos que as demais