ELEIÇÕES 2024

Lula deixa apoio a Correia em aberto e sinaliza que ainda não vai entrar na eleição de BH

“Eu, como presidente, não quero entrar em disputas entre candidatos da base, do campo democrático", afirmou Lula em entrevista exclusiva

Lula deixa apoio a Correia em aberto e sinaliza que ainda não vai entrar na eleição de BH
Publicado em 27/06/2024 às 9:36

A quase três meses das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou em compasso de espera uma possível decisão sobre apoiar o pré-candidato do partido para a Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado federal Rogério Correia, ou a reeleição do atual prefeito, Fuad Noman (PSD).

O petista chega nesta quinta (27) a Minas, com agenda em Contagem, BH e Juiz de Fora, na Zona Mata, e concedeu uma entrevista exclusiva.

Fuad Noman é o nome do PSD para a disputa pela capital mineira. A sigla participa do governo Lula com três ministérios: Minas e Energia; Agricultura e Pecuária; e Pesca e Aquicultura. É também o partido do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (MG). 

Em entrevista, o presidente disse não querer entrar em disputas entre candidatos de sua base em Belo Horizonte. Ao ser questionado se apoiará Rogério Correia (PT) ou se há a possibilidade de estar com Fuad Noman, o presidente da República desconversou.

“Acho que temos que esperar ainda para ver como vai se consolidar a disputa eleitoral, as candidaturas e alianças. Eu, como presidente, não quero entrar em disputas entre candidatos da base, do campo democrático”, afirmou. Ao mesmo tempo, defendeu que candidatos chamados por ele de “negacionistas” não sejam eleitos. 

“Vamos sim chamar a atenção para a importância de não se eleger negacionistas, gente que nega a democracia, nega a ciência, nega a inclusão social”, disse, sem citar nomes. Os termos são usados pelo presidente Lula e por seus apoiadores para se referir ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a seus aliados. Na capital mineira, o pré-candidato de Bolsonaro é o deputado estadual Bruno Engler (PL). 

DATATEMPO

Na última pesquisa DATATEMPO, divulgada em junho, o pré-candidato Rogério Correia aparece, numericamente, ocupando a sétima posição, com 6,2% das intenções de voto. Foram testados 11 nomes.

O atual prefeito, Fuad Noman, ficou, numericamente, na terceira posição, com 9,4%, atrás de Bruno Engler (10,1%) e do deputado estadual Mauro Tramonte (22,8%).

A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro da pesquisa é MG-06115/2024.LEIA