ELEIÇÕES 2024
Mauro Tramonte lidera disputa em BH com 31% das intenções de voto, indica pesquisa
No cenário espontâneo, os quatro primeiros candidatos aparecem em empate técnico, segundo levantamento do Real Time Big Data
Pesquisa Real Time Big Data sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, encomendada pela RECORD, mostra que o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa no cenário estimulado, quando uma lista com os nomes de possíveis nomes é apresentada aos eleitores. O candidato tem 31% das intenções de voto.
Na sequência, aparece Bruno Engler (PL), com 15%, em empate técnico com Duda Salabert (PDT), que tem 14% das intenções de voto. A candidata também está em empate técnico com Fuad Noman (PSD), que aparece com 8%.
O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (19), foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 16 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG–07558/2024, tem um nível de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, quando o entrevistador não cita os nomes dos políticos, os quatro primeiros candidatos aparecem em empate técnico. Mauro Tramonte aparece à frente, com 11% das intenções de voto. Em seguida, estão Bruno Engler, com 8%, Fuad Noman, com 7%, e Duda Salabert, com 5%.
Segundo turno
Em uma simulação de segundo turno entre os dois líderes da pesquisa, Tramonte dispara na frente, com 50% das intenções de voto. Bruno Engler tem 29%. Nulos e brancos são 12%, e 9% não souberam ou não responderam.
Em uma disputa entre Tramonte e Duda Salabert, o político do Republicanos tem 55% contra 21% da deputada federal. Nulos e brancos somaram 14%, e 10% não souberam ou não responderam.
Possibilidade de votos
Em uma simulação sobre o eleitor votar ou não nos nomes apresentados pela pesquisa, 68% afirmaram que votariam com certeza ou poderiam votar em Tramonte. Nesse quesito, Bruno Engler teve 42%.
Ainda nesse levantamento, Duda Salabert aparece com 34% e Fuad Noman tem 44%.
Aprovação das gestões
O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, aparece com 48% de aprovação do eleitorado e 48% de desaprovação. Segundo o levantamento, 4% não souberam ou não responderam. O governador Romeu Zema aparece com 40% de aprovação e 51% de desaprovação. 9% não souberam ou não responderam.
Além disso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 44% do eleitorado e desaprovado por 51%. Outros 5% não souberam ou não responderam.