'SE DEU DÚVIDA, É GOLPE'

Megaoperação prende 90 suspeitos de estelionato em duas semanas em MG e mais três Estados

Objetivo é reduzir crimes de fraudes online, principalmente no mês da black friday

Megaoperação prende 90 suspeitos de estelionato em duas semanas em MG e mais três Estados
Publicado em 15/11/2024 às 10:54

megaoperação da Polícia Militar “Se deu dúvida, é golpe”, contra fraudes online, começou de forma intensa em Minas Gerais. A corporação prendeu 90 suspeitos de estelionato nas primeiras duas semanas de novembro. O número equivale a seis prisões por dia. 

Os limites do Estado também foram ultrapassados: além dos 86 presos em Minas, houveram duas detenções em Goiás, uma em Mato Grosso e outra no Rio de Janeiro. A operação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da Polícia Federal. 

“Todos os presos têm diversas passagens pela Polícia Militar, a maior parte delas por estelionato. Além da ação repressiva, esses resultados são também preventivos. Os estelionatários, retirados das ruas, são impedidos de cometer novos golpes, o que é um ganho para a população mineira”, avaliou a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela. 

A major reforça que a megaoperação também causa mudanças operacionais na polícia, que passa a contar com mais dados de boletins de ocorrências de estelionato e Disque 190. A campanha “Se deu dúvida, é golpe” ocorre até o dia 30 de novembro. 

A cada 5 minutos, uma pessoa cai em um golpe virtual em MG

A cada cinco minutos, uma pessoa é vítima de algum tipo de golpe realizado pela internet. De janeiro a setembro deste ano, foram 79.869 registros de estelionato virtual — ou 295,8 por dia, 12 por hora. Outras 1.977 pessoas conseguiram escapar do golpe no mesmo período.

Nos doze meses do ano passado, o total de casos chegou a 87.172 — além de 3.134 tentativas. Para se ter uma dimensão do crescimento desse tipo de delito em Minas, o número de registros em 2018 foi de 28.160 ocorrências. Já em 2023, foram 87.172 — um aumento de 210%.

Foi em meio a esse cenário, e com a proximidade da chegada das promoções da Black Friday e do Natal, que a Polícia Militar de Minas Gerais lançou a campanha “Se deu dúvida, é golpe”. Nas redes sociais, a corporação está postando vídeos com dicas para livrar a população dos golpes. 

A Polícia Militar (PM) lançou, nesta quinta-feira (17), a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”. A iniciativa foi lançada, no último trimestre do ano, pensando nos possíveis golpes financeiros online que podem ser aplicados na Black Friday e Natal.

Nas redes sociais e na grande mídia serão divulgadas, de forma sistemática e bem-humorada, dicas de segurança para evitar que as pessoas, principalmente os idosos, sejam alvos de armadilhas cibernéticas, como o ‘golpe do Pix’; quando os bandidos dizem que realizaram um depósito indevido ou  direcionam a vítima para sites falsos, onde os dados pessoais são roubados. 

“Esta é a maior campanha contra o crime cibernético já feita pela PM. Queremos que Minas Gerais sejam o epicentro dessa campanha fazendo com que essa conscientização atinja o país. Começamos a patrulhar no multiverso, é a polícia refinando o seu processo de mapeamento digital e garantindo a prisão dos infratores”, destacou o chefe da assessoria de imprensa da PMMG Tenente – Coronel Flávio Santiago.

Valorização da mineiridade e da proximidade

A modalidade criminosa conhecida como ‘golpe do Pix’ é tema do primeiro vídeo da campanha. O conteúdo tem duração de 26 segundos. Além da figura de um militar, o material conta também com um ‘garoto propaganda’ que exala mineiridade, o influenciador digital ‘Tião’.

Nas redes sociais ele é conhecido como @tiaobrutoesistematico e acumula mais de três milhões de seguidores. O ‘personagem’ foi escolhido pela Polícia Militar com o intuito de promover aproximação com o público alvo da campanha, os idosos.  

“Tem que prestar atenção porque esse tipo de golpe existe. O telefone da gente toca e recebe cada chamada duvidosa uai, tem que ficar cabreiro”, destacou o influencer.