LESA PÁTRIA
PF faz operação contra acusados de financiar e incitar atos de 8 de janeiro
Os policiais federais têm 27 mandados judiciais cumprir em três estados. Também foram determinados apreensões e bloqueios de bens
BRASÍLIA – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) mais uma fase da Operação Lesa Pátria, criada para investigar os crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidas e depredadas.
Nessa 28ª fase, a Lesa Pátria mira pessoas que financiaram e fomentaram os atos. Os policiais federais têm 27 mandados judiciais (15 de busca e apreensão e 12 de busca pessoal) a cumprir em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
O STF ainda determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores, para pagar os danos ao patrimônio público, estimados em R$ 40 milhões.
Confira onde á mandados de busca e apreensão:
- Goiás: 2
- Mato Grosso do Sul: 2
- Santa Catarina: 11
Veja onde são feitas buscas pessoais:
- Goiás: 2
- Mato Grosso do Sul: 2
- Santa Catarina: 8
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF, em nota.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.