ELEIÇÕES 2024
PL prioriza grandes cidades na propaganda partidária e indica caminho para a disputa eleitoral
Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro deu espaço para nove pré-candidatos durante as inserções em propagandas de rádio e televisão
O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, mostrou quais caminhos deve adotar para as eleições municipais de Minas Gerais. Neste mês de junho, a legenda divulgou sua última propaganda partidária antes do início do período eleitoral e escolheu priorizar nove pré-candidatos a prefeito em grandes cidades mineiras. O caminho pode ser uma prévia da estratégia que a legenda vai adotar para a disputa de outubro.
As cidades escolhidas foram Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Montes Claros. Essa seleção marca uma mudança em relação à abordagem utilizada pelo partido em março, seu primeiro bloco de inserções do ano.
A prioridade, naquele momento, era atrair novos filiados e pré-candidatos dispostos a formar as chapas do partido nos municípios mineiros. Agora, de acordo com articuladores da legenda no Estado, a proximidade da eleição fez o partido adotar uma estratégia mais pragmática, já com foco no processo eleitoral.
O deputado federal Domingos Sávio, presidente do PL em Minas, diz que a escolha foi técnica e considerou as cidades com geração própria de conteúdo para televisão e rádio. Ele nega que tenha sido uma estratégia eleitoral.
“Nessas cidades, os deputados estaduais ou federais que pretendem, inclusive, disputar a eleição, que são pré-candidatos, tiveram a oportunidade de estar se dirigindo ao eleitor convidando para se filiar ao partido, mas, é claro, sem nenhuma vinculação com o processo eleitoral. nenhuma relação com as eleições propriamente dita e sem, é claro, mencionar que pretendem ser candidatos ou que são pré-candidatos, porque isso iria ferir a lei eleitoral”, destaca. Contudo, dos nove representantes escolhidos pelo partido, apenas quatro são deputados.
Foco
A região que recebeu maior atenção do PL foi o Vale do Rio Doce, com quatro cidades destacadas na propaganda eleitoral: Ipatinga, onde o partido vai defender a reeleição do prefeito Gustavo Nunes; Timóteo, com Doutor Renato; Sadi Lucca em Coronel Fabriciano; e Governador Valadares, onde o partido defende a eleição do deputado Coronel Sandro.
No triângulo o partido deu espaço para o deputado Caporezzo, pré-candidato do PL em Uberlândia; e Samir Cecílio, em Uberaba. Na região metropolitana da capital foram escolhidas as cidades de Belo Horizonte e Contagem. O Norte de Minas teve apenas um município com pré-candidato contemplado, Maurício Sérgio, de Montes Claros.
Divisão de esforços
As inserções partidárias serviram também para mostrar que a legenda de Jair Bolsonaro irá dividir seus esforços na região metropolitana da capital.
Ao invés de focar exclusivamente na campanha do deputado estadual Bruno Engler, pré-candidato em Belo Horizonte, o partido também vai investir no fortalecimento da candidatura do deputado federal Cabo Junio Amaral, que tenta barrar a reeleição da petista Marília Campos (PT), em Contagem.
“Uma dobradinha que se repete. Em 2018 eu fui eleito deputado federal fazendo dobradinha com o Bruno, ambos oriundos do mesmo movimento político, de ativismo à direita, e agora surge essa necessidade de endireitar as duas maiores cidades aqui da região metropolitana. Então, acredito que será uma onda muito positiva, será uma onda muito impactante com resultados positivos aí pra Minas Gerais”, diz Cabo Junio.
Os dois candidatos enfrentam realidades diferentes em cada uma das cidades. Enquanto Engler figura entre os favoritos em Belo Horizonte, Cabo Junio terá que enfrentar a prefeita Marília Campos (PT), que aparece nas pesquisas com ampla vantagem. A escolha de dar espaço para a candidatura apoiada por Bolsonaro em Contagem foi a forma escolhida pelo partido para tentar enfraquecer a prefeita da maior cidade governada pelo PT no Brasil.