FISCALIZAÇÃO
Prefeitura de Belo Horizonte homologa mais um radar
Equipamento vai fiscalizar invasão de faixa exclusiva na avenida Risoleta Neves
A Prefeitura de Belo Horizonte homologou, nesta quinta-feira (9 de janeiro), mais um radar na capital mineira. O equipamento será de detector de invasão de faixa exclusiva (DIF) e ficará na região Norte da cidade.
A homologação foi assinada por André Soares Dantas, superintendente de mobilidade do município, Humberto Rolo Paulino, presidente interino da BHTrans, e André Abreu Reis, autoridade de trânsito da cidade. O equipamento está entre os operados pelo consórcio “BH VIASEGURA” em contrato assinado em outubro de 2020 com vigência até 18 de outubro deste ano.
Segundo a prefeitura, a homologação de radar é uma das últimas fases antes de o equipamento entrar em operação. Geralmente, nessa fase, é quando equipes finalizam a implantação das estruturas e realizam os ajustes necessários na sinalização viária. Só após esse processo, seguindo todas as orientações da legislação vigente, os radares estão aptos a entrarem em operação. Faixas de pano também são implantadas com antecedência para informar os motoristas e pedestres assim que cada equipamento entrar em operação.
O novo radar homologado nesta quinta-feira fica na avenida Risoleta Neves, no sentido centro da cidade, a menos de 50 metros do viaduto 1979. Uma faixa será fiscalizada pelo equipamento. Por meio de nota, a BHTrans informou que o equipamento já existe no local e que haverá apenas uma substituição por outro instrumento.