FOLIA
Prefeitura de Belo Horizonte reduz número de ambulantes no Carnaval para 14 mil
No ano passado, o total de cadastros chegou a quase 21 mil pessoas
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou, nesta sexta-feira (10 de janeiro), que diminuiu o número de ambulantes que poderão atuar no Carnaval deste ano. Conforme o executivo municipal, o número máximo será de 14 mil trabalhadores. No ano passado, o total de cadastros chegou a quase 21 mil pessoas. Na ocasião, o município anunciou que “todos seriam inscritos”.
A decisão deste ano, conforme a PBH, foi tomada baseada em um estudo detalhado sobre o número ideal de credenciais para atender às necessidades tanto dos foliões quanto dos próprios ambulantes.
O executivo municipal não detalhou os dados e os critérios da pesquisa, mas afirmou que ela incluiu mensagens em redes sociais, levantamentos realizados com participantes do Carnaval e as solicitações dos próprios ambulantes.
A partir dessa análise, de acordo com a PBH, foi definido o número de 14 mil credenciais. As informações sobre o cadastro para ambulantes interessados em trabalhar na folia deverão ser divulgadas em breve.
“A Prefeitura de Belo Horizonte reforça o compromisso de manter um diálogo transparente e contínuo com a associação de ambulantes, a fim de atender às reivindicações e construir um processo participativo”, destacou a PBH.
Cadastro
Para este ano, o executivo municipal também anunciou que, no que diz respeito ao cadastro de ambulantes, metade do processo será digital.
Que dia começa o credenciamento dos ambulantes para o Carnaval?
A PBH ainda não divulgou a data para o credenciamento dos ambulantes interessados em trabalhar no Carnaval da capital. No entanto, como a folia deste ano será em março, a expectativa da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de BH é que o processo ocorra em fevereiro.
Como o credenciamento deverá acontecer?
Segundo a PBH, este ano, a inscrição terá duas etapas:
- Primeira etapa: os ambulantes deverão manifestar interesse em trabalhar no Carnaval por meio da internet;
- Segunda etapa: com data e horário de atendimento marcado, o ambulante deverá retirar a credencial no local indicado.
Quem pode ser ambulante no Carnaval de BH?
- Maiores de 18 anos;
- Aqueles que comprovarem residência em Belo Horizonte.
- Caso não possua documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, poderá apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.
O que um ambulante pode vender?
- Bebidas lacradas e em lata;
- Adereços carnavalescos.
O que um ambulante não pode vender?
- Alimentos;
- Bebidas fracionadas e em recipientes de vidro.