CORRIDA ELEITORAL

Primeiro dia de campanha tem poucos candidatos na rua em BH

Dos dez postulantes à Prefeitura de Belo Horizonte, apenas quatro devem ter agenda hoje

Primeiro dia de campanha tem poucos candidatos na rua em BH
Publicado em 16/08/2024 às 9:53

A corrida eleitoral em Belo Horizonte deve começar a passos lentos. No primeiro dia oficial de campanha, apenas cinco dos dez candidatos à prefeitura da capital terão agendas oficiais. Segundo o Tribunal Superior (TSE), a partir de hoje, começa o período de propaganda eleitoral. Nos próximos 50 dias de campanha, os candidatos vão poder pedir votos e realizar comícios, além de promover carreatas pela cidade.


Os primeiros postulantes a dar o pontapé na campanha serão o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição, e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB). A expectativa é que os dois façam o primeiro ato da candidatura já no primeiro minuto do dia, à 0h01, com um “adesivaço”. 


Nas redes sociais, Fuad convidou seus apoiadores a participar do evento na rua Inconfidentes, na Savassi, na região Centro-Sul da capital. “Minha expectativa para os primeiros dias de campanha é demonstrar que somos a única candidatura que tem realizações concretas para mostrar, que já está melhorando a vida dos moradores de Belo Horizonte”, afirmou Fuad.


Já Gabriel Azevedo preparou seu ato no comitê central da campanha, na avenida Brasil, na região Centro-Sul de BH. No local, haverá um “drive thru eleitoral”, com a aplicação de adesivos nos carros, além de distribuição de material de campanha. “Vamos começar (a campanha) logo no primeiro minuto. A meta é garantir que todas as pessoas que queiram nos apoiar saibam divulgar nosso plano de governo com as ideias nos eixos de teto, trabalho e transporte. Quero ser propositivo”, disse Gabriel.


O deputado federal Rogério Correia (PT), por sua vez, pretende começar a corrida à prefeitura visitando o Restaurante Popular do bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital. O candidato vai tomar um café da manhã com a população em situação de rua, às 7h, e em seguida inaugurar uma “barraca de conversa”, na praça Sete, no centro de BH, na qual pretende encontrar apoiadores e divulgar as propostas de campanha. No período da tarde, Rogério vai se reunir com a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart, para falar do evento da Stock Car. O petista fará ainda uma caminhada pela comunidade Izidora, na região Norte. “O governo do presidente Lula vai ter uma influência grande nas nossas eleições. Por isso, já no primeiro dia, vinculando as políticas do governo dele com BH, a nossa agenda já vai começar a fazer esse vínculo”, pontuou Rogério.


Na região Noroeste, o deputado estadual e jornalista Mauro Tramonte (Republicanos) começará sua campanha visitando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Odilon Behrens, logo pela manhã. De acordo com a assessoria do candidato, nas “rodas de conversas com moradores das nove regionais da capital”, a “longa espera por atendimento nas UPAs” foi apontada como “um dos principais problemas enfrentados pela população”. Por isso, uma das unidades foi escolhida para ser o primeiro ato de campanha. “Vou mostrar ao povo de Belo Horizonte que a realidade é preocupante. Não é normal ficar oito, dez, 12 horas esperando para ser atendido em uma fila de UPA. Vou mostrar que queremos mudar e temos soluções”, disse o candidato.


O senador licenciado Carlos Viana (Podemos) não terá agenda na rua nesta sexta-feira. O parlamentar vai participar de reuniões internas durante o dia e, de noite, gravará um podcast ao vivo. Contudo, no domingo, ele vai participar da inauguração do seu comitê eleitoral no bairro Cabana Pai Tomás, na região Oeste. 

O pontapé inicial da campanha do PSTU também ocorrerá nesta sexta. Com o tema “romper o poder dos bilionários”, o candidato Wanderson Rocha vai fazer um ano na Praça da Estação, na entrada da Estação Central, às 17h. 

Sem agenda


O deputado estadual Bruno Engler (PL) e a candidata do PCO ao Executivo municipal, Lourdes Francisco, não terão agenda neste primeiro dia de campanha. Procurada, Duda Salabert (PDT) não havia informado suas agendas até o fechamento desta edição.


Cabo Junio e Marília iniciam campanha


Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, os principais candidatos à prefeitura terão atos de campanha hoje. O deputado federal Cabo Junio Amaral (PL) pretende se reunir com candidatos a vereador no início da manhã e, na parte da tarde, fará uma caminhada pelo bairro Nova Contagem. O deputado vai participar ainda, ao longo do dia, de lançamentos de campanha de correligionários.

Já a atual prefeita, Marília Campos (PT), candidata à reeleição, participará de uma caminhada no metrô, na estação Eldorado. Durante a noite, a petista vai se encontrar com apoiadores no mesmo bairro, onde fará panfletagem e “bandeiraço”. 

Até o fechamento desta edição, os candidatos Dulce Monte (PMB) e Professor Gustavo Olímpio (PSTU) não tinham sido localizados.