ELEIÇÕES 2024
Quem é Fuad Noman, prefeito reeleito de Belo Horizonte no 2º turno das Eleições 2024
Fuad bateu Bruno Engler e será o chefe do Executivo a partir de 2025; veja o perfil completo
O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reeleito neste domingo (27 de outubro). Com 90,70% das urnas apuradas, o prefeito reeleito tinha 53,82% dos votos e, desta forma, permanecerá como chefe do Executivo da capital mineira pelos próximos quatro anos. O mandatário superou o candidato Bruno Engler (PL), que foi derrotado nas urnas ao alcançar 46,18% dos votos válidos no segundo turno das Eleições 2024.
Fuad Noman foi reeleito após ter ficado em segundo lugar no primeiro turno das eleições em Belo Horizonte. Na ocasião, ele teve 26,54% dos votos válidos, ficando atrás de Engler, que liderou a primeira fase do pleito, com 34,38% da preferência do eleitorado.
À frente da Prefeitura de Belo Horizonte desde março de 2022 – quando assumiu o posto deixado pelo ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido) – Fuad vai gerir o município ao lado de Álvaro Damião (União Brasil), que será o novo vice-chefe do Executivo da capital a partir de 2025.
A vitória de Fuad Noman nas eleições de Belo Horizonte ocorreu após uma campanha alavancada pelo chamado “voto útil”. A estratégia de atrair principalmente aqueles eleitores que votaram nos deputados federais Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT) durante o primeiro turno das eleições, foi reforçada pela aliança firmada com os partidos dos dois candidatos derrotados na segunda fase do pleito. Com isso, o político do PSD conseguiu fôlego para ultrapassar Engler, que chegou ao segundo turno com votação acima das registradas por Fuad em todas as regiões de Belo Horizonte.
O prefeito reeleito também apostou, durante toda a campanha, na estratégia de atrelar seu nome às obras executadas pela prefeitura. A tática ajudou o chefe do Executivo a tornar seu nome mais conhecido entre os eleitores, já que, apesar de comandar a administração municipal há mais de dois anos, um número significativo de eleitores não sabiam que ele era o prefeito antes do período eleitoral. Na última pesquisa DATATEMPO realizada antes da campanha nas ruas, no início de agosto (TRE-MG: 08627/2024), 53% ainda não sabiam que Fuad era o prefeito de Belo Horizonte.