PREVISÃO PARA BH
Semana natalina será chuvosa em Belo Horizonte, que está sob dois alertas nesta segunda-feira
Um é sobre precipitações de até 50 mm/h e o outro é sobre risco geológico forte para todas as regionais
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta de “perigo potencial de chuvas intensas”, para todo o estado de Minas Gerais, com validade até o fim da manhã desta segunda-feira (23), sendo que, no Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce e regiões Sul e Oeste do estado, o aviso é de grau severo, pois as precipitações por lá podem ser ainda mais intensas.
Com o volume dos dias anteriores e a previsão de mais chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil Municipal emitiu “alerta de risco geológico forte” para todas as regionais de Belo Horizonte. O órgão recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Portanto, a capital mineira tem dois avisos vigorando nesta manhã e não é descartada a possibilidade de renovação deles.
Conforme o Inmet, hoje, a oscilação das temperaturas em BH deve ficar entre 19°C e 25°C. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 70%, à tarde.
NATAL COM CHUVA?
Segundo as projeções do mapa do Inmet nesta madrugada (4h30), a semana inteira deve ser chuvosa em Belo Horizonte e boa parte do estado. Com isso, o belo-horizontino pode esperar chuva na véspera do Natal (24) e no Dia de Natal (25). Quanto a intensidade, avisos meteorológicos serão emitidos para deixar a população em alerta.
RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA
⠀
– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
⠀
– Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
⠀
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
– Atenção especial para áreas de encostas e morros.
⠀
– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SOBRE RISCO GEOLÓGICO
⠀
– Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
⠀
– Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
⠀
Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
SINAIS DE QUE DESLIZAMENTOS PODEM ACONTECER:
* Trinca nas paredes.
* Água empoçando no quintal.
* Portas e janelas emperrando.
* Rachaduras no solo.
* Água minando da base do barranco.
* Inclinação de poste ou árvores.
* Muros e paredes estufados.
* Estalos.
RECOMENDAÇÕES:
* Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
* Coloque calha no telhado da sua casa.
* Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
* Não jogue lixo ou entulho na encosta.
* Não despeje esgoto nos barrancos.
* Não faça queimadas.
EMISSÃO DE ALERTAS
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
#bh #belohorizonte #minasgerais #defesacivilbh #defesacivil #ar #clima #pbh #chuvas #deslizamento #riscogeologico