MOBILIDADE

Tramonte diz que solução do trânsito passa por investir em tecnologia: ‘Eu fui no Google, estive lá’

Candidato a prefeito pelo Republicanos também retomou temas comuns em sua campanha, como moradores em situação de rua e lixo na cidade

Tramonte diz que solução do trânsito passa por investir em tecnologia: ‘Eu fui no Google, estive lá’
Publicado em 10/09/2024 às 9:06

Em agenda eleitoral no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (9 de setembro), o candidato a prefeito Mauro Tramonte (Republicanos) destacou o trânsito como um dos temas que serão priorizados, caso vença a disputa pela prefeitura da capital. Para ele, a solução passa por trazer para a cidade as tecnologias disponíveis.

“Às vezes você fica parado nesse trânsito aqui e não anda, porque tem um desafogo, que leva tudo para a Contorno. Então, nós temos que estudar, fazer uma engenharia de trânsito melhor, um gerenciamento melhor de trânsito, com tecnologia de última geração. Eu fui no Google, estive lá em São Paulo, e posso trazer para Belo Horizonte e melhorar muito”, diz o candidato.

Mauro Tramonte afirma que o bairro Floresta tem uma característica que marca a região Leste da cidade, mas também todo o entorno do centro de Belo Horizonte, que é a mistura de um trânsito local com o comercial e que é um desafio saber juntar as duas coisas. “Aqui, é caminhão, é ônibus, é caminhão de entrega, carro pequeno, moto, enfim, é muito movimento”, avalia.

‘Aluga, aluga, aluga’

O candidato também comentou sobre a necessidade de incentivar o comércio no bairro como forma de evitar áreas de abandono espalhadas. “Eu fico triste quando estou passando e vejo tantas lojas fechadas, escrito: aluga, aluga, aluga”, disse.

Sem dar mais detalhes, Mauro Tramonte afirma que a alternativa é diminuir a burocracia para incentivar a abertura de novos empreendimentos, que possam gerar empregos para a população e arrecadação para a prefeitura. 

“Se a gente não fomentar o comércio, se não dermos possibilidade para o comércio abrir, dar emprego e arrecadar impostos, como é que nós vamos fazer, não é? Então, a gente tem que dar a possibilidade das pessoas abrirem o comércio. Burocracia, por exemplo, nós temos que acabar com as burocracias que existem na prefeitura. Essas burocracias atrapalham a vida de todo cidadão que queira abrir um estabelecimento comercial. Tudo o que for para dar emprego, arrecadar, dar alegria para o cidadão, nós vamos fazer”, avalia o candidato.

De novo

Na agenda, Tramonte falou novamente dos moradores em situação de rua e do lixo que se acumula nas ruas da cidade, temas que têm sido comuns em suas falas, desde o início da campanha eleitoral. O candidato criticou a forma como a atual gestão lida com a população na rua e prometeu ampliar as vagas em abrigos.

“Nós temos que dar oportunidade para estas pessoas trabalharem, vamos criar mais centros para receber estas pessoas, mais abrigos. Nós não podemos deixar estas pessoas no jeito que se encontram hoje. São seres humanos, temos que fazer um trabalho muito direcionado a eles. Vamos fazer também um centro de triagem. A gente sabe que 60% das pessoas que são moradores de rua, não são de Belo Horizonte. Boa parte é viciado em álcool e droga”, disse.

Apesar de destacar que grande parte da população de rua veio do interior, Tramonte já se mostrou contrário à ideia de apenas reencaminhar essas pessoas para sua cidade de origem, conforme proposto por seu adversário, Carlos Viana. “São seres humanos. Nós não vamos despachar esse povo desse jeito, não”, disse.

Em relação à coleta de lixo na cidade, outro assunto, já destacado por Tramonte em outras agendas, o candidato diz que algo deve ser feito. “Cada canto que tem tem um monte de lixo amontoado que a gente vê que não é de um dia; parece que são quinhentos dias de lixo amontoado”, diz.