CASA BRANCA
Trump toma posse como presidente dos EUA nesta segunda (20)
O evento será realizado em Washington, capital estadunidense, dessa vez em uma área interna do Capitólio
Com promessas de “solucionar as crises” dos Estados Unidos e“impedir a invasão de imigrantes”, Donald Trump assume, nesta segunda-feira (20) o cargo de presidente do país pela segunda vez.
O evento será realizado em Washington, capital estadunidense, dessa vez em uma área interna do Capitólio, devido ao forte frio na cidade, que tem expectativa de temperaturas entre -4°C e -9°C, segundo o Climatempo.
Às 8h do horário de Brasília se inicia a triagem de segurança no evento. Oficialmente, a posse começa às 11h30 do horário de Brasília com as apresentações musicais. É possível assistir ao evento pelo Canal da Casa Branca (The White House) no YouTube e pelas emissoras de televisão internacionais.
Além da posse, há uma série de outros eventos que Trump deverá atender. Veja o cronograma:
- Serviço na Igreja St. John – tradição dos EUA, o dia do presidente eleito começa com um serviço da Igreja Episcopal de St. John, a poucos metros da Casa Branca.
- Chá na Casa Branca – antes de seguir para a cerimônia de posse, Trump será recebido pelo atual presidente, Joe Biden, para um café na Casa Branca.
- Juramento e cerimônia de posse – a cerimônia começa inicialmente às 11h30 no horário de Brasília com apresentações musicais.
- Passagem de poder – por volta de 14h no horário de Brasília acontece a passagem de poder ao novo presidente eleito. O vice-presidente J. D. Vance é o primeiro a fazer o juramento. Em seguida, é a vez de Trump, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts.
- Assinatura dos primeiros documentos na Sala do Presidente – empossado presidente, Donald Trump segue para a Sala do Presidente, no prédio do Capitólio, onde deve assinar os primeiros decretos de seu governo.
- Almoço de posse – em seguida, Trump participa do tradicional almoço de posse promovido pelo Comitê do Congresso para Cerimônias de Posse, no Salão de Estátuas do Capitólio.
- Inspeção de tropas e desfile – a partir das 17h no horário de Brasília, o presidente dos EUA participa de uma cerimônia de inspeção das tropas do Exército. Tradicionalmente, os presidentes participam ainda de um desfile comemorativo, do Capitólio até a Casa Branca. No entanto, com as condições climáticas extremas previstas, Trump deve falar aos apoiadores em uma arena próxima do Capitólio.
Apresentações musicais
A estrela da música country Carrie Underwood será uma das atrações especiais da posse e cantará a música “America the Beautiful”. O tenor de ópera Christopher Macchio cantará o hino nacional, “The Star-Spangled Banner”. Lee Greenwood, conhecido pela música “God Bless the USA” também se apresentará.
Village People e Jason Aldean marcarão presença no Baile da Liberdade. Outro convidado surpresa, que ainda não foi anunciado, estará presente no evento. Rascal Flatts e Parker McCollum serão as atrações do Baile do Comandante-em-Chefe. Gavin de Graw, cantor e compositor norte-americano, estará no baile ‘Luz das Estrelas’.
Volta de Trump a presidência
O republicano retorna à Casa Branca após vencer a vice-presidente Kamala Harris nas eleições americanas de 4 de novembro. Ele é o 47º presidente dos Estados Unidos.
Essa é a segunda vez que um presidente volta ao cargo na história, depois de Grover Cleveland (1893-1897 e 1885-1889).