CHEFE DO TRÁFICO
Um dos chefes do tráfico em BH é preso no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro
Reportagem apurou com exclusividade que trata-se de Gabriel Pereira de Oliveira, de 22 anos, o Chavosinho
Um dos chefes do tráfico de drogas na Cabana do Pai Tomás, região Oeste de Belo Horizonte, está entre os presos na megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro no Complexo da Maré. A reportagem apurou com exclusividade que trata-se de Gabriel Pereira de Oliveira, de 22 anos, o Chavosinho, apontado como número dois do tráfico na Cabana.
A operação, que contou com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), resultou em três mortos, além da apreensão de sete fuzis, cinco pistolas, drogas, munições e granadas
Ao todo treze pessoas foram presas na área, que é dominada pela facção Terceiro Comando Puro, o TCP. Chavosinho está entre eles.
Em janeiro deste ano, Riquinho, apontado como 3 da facção, e que era segurança de Chavosinho, morreu em confronto com militares da Rotam. Na época, dois ônibus foram incendiados na Avenida Amazonas em protesto a morte de Riquinho. Segundo investigação da Polícia Civil, Chavosinho foi mandante dos atentados.
Chavosinho estava foragido da Justiça. A prisão dele no Complexo da Maré, reforçando mais uma vez o elo de criminosos de Belo Horizonte com os do Rio de Janeiro.
A atuação crescente da facção TCP em Minas é denunciada pela Itatiaia desde janeiro. Na época, a reportagem foi à Cabana do Pai Tomás e registrou os grafites com a simbologia religiosa que marca a facção, como citações bíblicas, a estrela de Davi ou bandeira de Israel e a frase ‘Jesus é o Dono do Lugar’.
O número um do TCP em Minas e na Cabana do Pai Tomás é Rafael Paraíba, conhecido como Parazão, foragido que consta na lista dos bandidos mais procurados de Minas. Chavosinho é considerado um dos bandidos mais próximos de Parazão, que, segundo as autoridades, também está no Rio de Janeiro e já teria o comando do tráfico de drogas no Morro da Mineira.
Ainda não se sabe se Chavosinho será transferido para o sistema penitenciário mineiro.